ESTUDANTES DO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II PARTICIPAM DO 1º EXAME DE FAIXA DO PROJETO TAEKWONDO

1.jpg

Estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade I, participaram do 1° exame de faixa colorida da modalidade Taekwondo, sendo o 2° Exame de faixa do Projeto Pégasus Rondônia: Chutando Barreiras, o evento aconteceu no 1º Grupamento de Bombeiros Militar do estado de Rondônia, no dia 10 de dezembro.

O exame de faixa é um momento de grande importância para esses alunos, que passaram o ano todo se preparando para tal acontecimento. Este evento visa o oferecimento de uma vida melhor para cada um deles, focando em suas saúdes, além de ser uma fonte de inspiração e gerar o sentimento de realização pessoal, afastando-os da ociosidade e de influências negativas.

O projeto Pégasus foi iniciado em São Paulo pelo mestre 7° DAN (Taekwondo e Hapkido) Marcelo Rezende, árbitro olímpico e Major da PM de São Paulo. Em 2014 o mestre Amauri Fernandes e sargento do Corpo de Bombeiros Militar de RO conheceu o mestre Marcelo Rezende e apresentou a proposta do Projeto Chutando Barreiras, tendo como proposta o ensino da modalidade Taekwondo apenas para pessoas com deficiência. No entanto, o mestre Marcelo apresentou uma contraproposta e, com a anuência de ambas as partes, o Projeto Chutando Barreiras teria o apoio do mestre Marcelo:

1)Ensinar o Taekwondo de forma gratuita;

2) Ensinar o Taekwondo para pessoas com e sem deficiência, treinando todos juntos (inclusão);

3) Mudar o nome do projeto para Pégasus Rondônia: Chutando Barreiras (e ser uma extensão do projeto Pégasus).

Prontamente o acordo foi firmado e o projeto Chutando Barreiras vestiu a camisa do projeto Pégasus Rondônia: Chutando Barreiras. Com a compra dos materiais necessários pela SEJUCEL, o projeto foi iniciado nas dependências do IFRO Campus Zona Norte, no dia 26 de abril de 2018.

O antigo Colégio Petrônio Barcellos foi militarizado, passando a ser administrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado de Rondônia, passando a se chamar Colégio Militar Dom Pedro II – Unid. I (CMDP II), passando a ser a sede do referido projeto.

O mestre Marcelo Rezende é graduado em Educação Física, Direito e Administração Pública. Atualmente está cursando Pedagogia. Logo, com tanto conhecimento, o exame de faixa é conduzido de forma humanizada, visando uma quebra de paradigmas. Inclusive, o referido mestre presenteou os alunos com síndrome do espectro autista com uma caneca com a seguinte mensagem: “A VIDA É FEITA DE SONHOS - ACREDITE E REALIZE” e para a aluna com 63 anos (Dona Rosalina), a caneca possuía a mensagem impressa: “QUALQUER COISA É POSSÍVEL QUANDO SE ACREDITA EM VOCÊ MESMO”.

Ao final do exame de faixa, os alunos receberam o tradicional “banho com jato neblinado”, vestidos com o DOBOK (uniforme de Taekwondo), como forma de batismo, pela conquista da nova graduação.

É o governo do Estado de Rondônia por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, fomentando a educação, esporte e lazer dos alunos da Escola Dom Pedro II.

 

4.jpg

 

6.jpg

 

2.jpg

LEIA MAIS: