Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia participa de ação de combate à dengue em Porto Velho

IMG 0001

No último sábado, dia 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) juntou-se a uma força-tarefa promovida pelo Governo do Estado para reforçar as ações de combate à dengue em Porto Velho. A iniciativa, denominada "Dia 'D' de Combate à Dengue", teve como objetivo mobilizar equipes de diferentes instituições para percorrer as ruas da cidade, orientando os moradores sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

 

A ação contou com a participação de diversas instituições, como a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e muitas outras.

IMG 0036

O CBMRO desempenhou um papel importante na mobilização, com equipes de bombeiros militares e voluntários integrando quatro grupos de trabalho. Cada equipe foi designada para atuar em bairros estratégicos da capital, como São João Bosco, Ulisses Guimarães, Nova Floresta e Nova Porto Velho. Os bombeiros e voluntários realizaram trabalhos de conscientização, distribuindo panfletos educativos e promovendo paradas educativas junto à comunidade local.

 

Uma das estratégias adotadas durante a ação foi o monitoramento aéreo das áreas, realizado por uma equipe de comunicação, para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa informação auxiliou as autoridades municipais de vigilância na tomada de medidas preventivas.

IMG 0042

A população de Porto Velho recebeu instruções sobre os perigos da dengue e as formas de prevenção, e a mobilização também se estendeu às cinco Regionais de Saúde do Estado, abrangendo as cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Ao todo, foram distribuídos 36 mil folhetos educativos para os municípios e 30 mil para a capital.

 

O Secretário da AGEVISA, Cel. BM. Gregório, ressaltou a importância da união de esforços de toda a população no combate à dengue. Ele destacou que as ações visam combater a proliferação de criadouros do mosquito transmissor e enfatizou a relevância das orientações e cuidados necessários para evitar a disseminação da doença.

IMG 0037

A expectativa é que a mobilização educativa sensibilize a população e contribua para a redução dos casos de dengue em Rondônia. A ação realizada pelo CBMRO em conjunto com outras instituições demonstra o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar e do Governo de Rondônia com a saúde e bem-estar da população, reforçando a importância da prevenção e do combate à dengue.

LEIA MAIS: