DICAS DE SEGURANÇA: PERDIDOS NO MATO, O QUE FAZER?

Segundo o COB (Comando Operacional de Bombeiros do CBMRO) de 2018 a 2020 foram atendidas 146 ocorrências de operações de busca a pessoas desaparecidas nas selvas rondonienses.

O GBS (Grupamento de Busca e Salvamento do CBMRO) salienta que ao se fazer uma excursão em área de mata, para não se perder, a pessoas deve planejar muito bem as excursões, estudando a área a ser explorada, o tempo (clima) a vegetação local e a localização de rios. o GBS salienta também que a pessoa que for adentrar a mata amazônica tome ações preventivas como portar equipamentos de localização (GPS ou telefone celular), avisar aos amigos e familiares o horário que entrará na região florestal e o horário previsto de saída, bem como, também o número de pessoas que estarão nessa atividade. Tais medidas propiciará uma noção melhor do incidente e uma resposta rápida e adequada aos casos de pessoas perdidas no mato.

Uma vez perdida, a recomendação é que a pessoa: ande o mínimo possível; tente fazer fogo; deixe vestígios por onde passar; evite esforço físico ao máximo; e busque locais abertos, pois estes espaços facilitam o trabalho das operações aéreas efetuadas pelo GOA (Grupamento de Operações Aéreas do CBMRO).

Ao ser acionada, as equipes de busca do CBMRO coletam informações sobre o(s) perdido(s) e sobre as características da região de busca e resgate (mata). Então, planeja-se o tipo de busca a ser efetuada e as evidências encontradas ao longo da operação subsidiam a atualização desse planejamento.

Desse modo, o sucesso da operação pode ser abreviado com a ajuda da vítima perdida. Basta lembrar do mnemônico E-S-A-O-N

Estacione- fique parado, não ande à toa.

Sente-se- para descansar e pensar.

Alimente-se- saciando a fome e a sede, qualquer um terá melhores condições para raciocinar.

Oriente-se- procure saber onde está, de onde veio, por onde veio ou para onde quer ir, utilizando-se do processo que melhor se aplique à situação.

Navegue- agora sim, desloque-se na direção selecionada.

Em caso de ações de busca em florestas, o CBMRO possui no Grupamento de Busca e Resgate pessoal especializado e cães treinados para esse tipo de ocorrência.

 

BUSCA AREA DE SELVA CBMRO AM AMAZONAS 1

 

caes cbmro 2

Foto: Rock (cão de Resgate, Busca e Salvamento)

 caes cbmro 1 edit

 

 

Texto: Asp Of BM Graziele

Fotos: CBMRO

 

Matéria Relacionada:

CACOAL - CORPO DE BOMBEIROS DE RONDÔNIA PARTICIPA DE TREINAMENTO E RECEBE CÃO PARA BUSCA E SALVAMENTO

LEIA MAIS: