DICAS DE SEGURANÇAS: QUEIMADURAS

 COMO IDENTIFICAR UMA QUEIMADURA.

A queimadura Ă© uma lesĂŁo causada por calor (tĂ©rmica), eletricidade, substancias quĂ­micas atrito ou radiação. Ela atinge a derme – parte mais superficial da pele, pode atingira epiderme – segunda camada da pele e pode atingir mĂșsculos nervos e ossos. É classificada em trĂȘs graus – terceiro grau Ă© a temperatura mais leve onde a ĂĄrea afetada Ă© a derme. Caracteriza-se pela vermelhidĂŁo da ĂĄrea atingida sem a presença de bolhas.  A de segundo grau seria a mesma coisa do primeiro grau, mas apresenta bolhas. E a de terceiro Ă© quando atravessa a derme, epiderme, podendo atingir mĂșsculos, tendĂ”es e ossos.

É importante nĂŁo estourar as bolhas, pois estas sĂŁo uma forma de defesa do corpo na tentativa de resfriar o local atingido pela queimadura. Lembrando que, uma vez que vocĂȘ rompe esta bolha, estarĂĄ abrindo portas para germes e bactĂ©rias entrarem no corpo, podendo causar graves infecçÔes.

FORMAS DE TRATAMENTO

Para queimaduras causadas por calor, por choque elétrico e atritos deve-se resfriar o local com ågua corrente. Cobrir o local com tecido limpo (esterilizado) e encaminhar o paciente para o pronto atendimento.

Para queimaduras quĂ­micas deve cobrir o local com um tecido limpo (esterilizado) e encaminha imediatamente ao pronto atendimento – Levando informaçÔes de qual produto quĂ­mico envolvido no acidente.

É importante não lavar o local, pois pode aumentar a área da queimadura ou causar reação do produto químico em contato com a água.

O QUE NÃO FAZER 

NĂŁo passar manteiga/margarina; clara de ovo; pasta de dente; pĂł de cafĂ© e açĂșcar, pois alĂ©m de sujar pode agravar os ferimentos. 

 

COMO EVITAR QUEIMADURAS?

O maior nĂșmero de chamadas no CBMRO envolvendo queimaduras sĂŁo oriundos de acidentes domĂ©sticos com objetos (panelas, ferro de passar) ou chamas (fogĂ”es, velas). Por isso, podemos dizes que Ă© na cozinha o que a maioria deles acontecem, principalmente, com crianças.   

Alertamos que os pais ou responsåveis devem evitar que crianças cheguem próximo ao fogão;

NĂŁo deixe o cabo da panela virado para fora do fogĂŁo;

Não deixe frascos de líquidos inflamåveis, como ålcool e derivados ao alcance de crianças.

PREVENÇÃO

 O Corpo de Bombeiros Militar no Estado de RondĂŽnia realiza palestras nas escolas, como tambĂ©m dispĂ”e de informaçÔes nas redes sociais e em seu site oficial sobre dicas de segurança em diversas situaçÔes e sobre queimaduras.

QUEIMADAS

Neste perĂ­odo de seca ocorre o aumento do nĂșmero de queimadas, consequentemente aumenta o risco de queimaduras tĂ©rmicas.  Neste caso alertamos que evitem se aproximar do fogo de forma descuidada e desprotegida para evitar possĂ­veis acidentes.

QUEIMADURAS

IMAGEM DA INTERNET

 

LEIA MAIS: