CBMRO FORMA 108 NOVOS SOLDADOS BOMBEIROS MILITARES TEMPORÁRIOS

IMG_4884_1.png

 

Nesta segunda-feira, 11, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia realizou a formatura do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Temporários. O Curso de Formação de Soldados Temporários do CBMRO, iniciou-se no dia 12 de junho do corrente ano com 112 (cento e doze) Alunos classificados no Processo Seletivo realizado, sendo que 108 (cento e oito) alunos concluíram o referido Curso com êxito. O Período do curso foi de 12 de junho de 2023 a 11 de Setembro de 2023, correspondendo a 03 (três) meses. O Planejamento Pedagógico do Curso em destaque foi composto por várias disciplinas específicas das atividades realizadas pelo CBMRO, totalizando 960 (novecentos e sessenta) horas aulas.

O evento iniciou com a entrada dos 108 formandos, sendo apresentados ao Comandante-Geral do CBMRO, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, pelo Coordenador do Curso de Formação, Capitão BM Pedro Daniel Simões Barbati. Em seguida, houve interseção religiosa, pregada pelo Pastor Jailton da Universal nas Forças Policiais (UFP), e a Canção do Soldado do Fogo, entoada com vigor pelos então novos bombeiros militares.

Após a entrada da bandeira nacional no pavilhão, houve a condecoração do primeiro colocado, Soldado Temporário BM Orlando Abrahim, com a medalha de Mérito Intelectual, esta entregue pelo Coronel BM Nivaldo ao aluno pelo excelente desempenho durante o curso. O formando, então, iniciou o juramento de Bombeiro Militar e foi seguido por seus novos companheiros de farda. Além dele, receberam agraciamentos as Soldados Temporários BM Silvanéri Broseghini, pelo destaque no Estágio Avaliativo em Operações de Área de Selva, e Ana Michele Taborga, que se destacou no Teste de Aptidão Física.

 

IMG_5010.jpg

 

IMG_5211.jpg

 

IMG_5204.jpg

 

Com o retorno da Guarda Bandeira, foram entregues aos familiares o distintivo metálico de armas para que aplicassem no uniforme dos formandos. Depois que todos os pelotões receberam suas machadinhas, a oradora da turma, Soldado Temporário BM Mairla Aparecida, proferiu palavras de agradecimento ao Comandante-Geral, aos instrutores e a seus colegas, resumindo a emocionante jornada que vivenciaram nesses últimos 3 meses. A palestrante aproveitou o momento para entregar uma singela homenagem dos alunos ao Coronel BM Nivaldo.

 

IMG_5122.jpg

 

IMG_5159.jpg

 

IMG_5190.jpg

 

O Comandante-Geral do CBMRO, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, felicitou os novos bombeiros pela conquista. “Esta nova fase, longe do olhar atento dos instrutores e monitores, exige aplicação de todas as orientações recebidas durante a formação, os atributos necessários para o exercício dessa profissão. Diante de tantas renúncias, provas, preparação, hoje celebramos a ascensão dos novos soldados do fogo. Sendo assim, neste dia tão especial, externo felicitações a todos aqui presentes. Aos jovens soldados fica a acolhida e boas vindas às fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia”.

A cerimônia finalizou com o entoamento do hino de Rondônia e um brinde entre os formandos, seguido por um fora de forma com brado vibrante. Ainda, estiveram presentes autoridades da Corporação e representantes da SESDEC, PMRO, PCRO e SESAU, além de familiares e amigos dos formandos, os quais abrilhantaram a noite tão especial.

Esse avanço do Corpo de Bombeiros Militar somente foi possível devido ao comprometimento que o Governo do Estado de Rondônia tem tido com a Segurança Pública e a sociedade rondoniense, a fim de abranger o máximo de municípios possíveis com a missão de salvar vidas.

Os Militares Temporários irão reforçar consideravelmente o efetivo ativo do CBMRO, pois, conforme estabelecido na Lei específica, os Militares Temporários irão executar somente as atividades fins da Corporação, sendo devidamente empregados nas Guarnições de Serviço, visando ampliar o atendimento à população Rondoniense.

Com esse reforço operacional no efetivo, o CBMRO estará inaugurando mais duas Unidades no Estado, sendo uma unidade no dia 27/09/2023 no Município de São Miguel do Guaporé e a previsão de uma unidade no final de outubro no Município de Colorado do Oeste, passando assim, de 15 unidades para 17 unidades em todo Estado de Rondônia.

Enfatizamos que o Curso de Formação foi finalizado no dia 11/09/2023 e a apresentação dos novos soldados temporários do CBMRO será no dia 18/09/2023 ( próxima segunda-feira) em todas as Unidades as quais os mesmos já foram devidamente designados.

Ressaltamos que apenas dois Estados da Federação já realizaram o certame público para a contratação de Militares Temporários Estaduais, o Rio de Janeiro e agora Rondônia, que está inovando de forma positiva para melhor atender a população rondoniense.

 

ACESSE AQUI AS FOTOS DO EVENTO

LEIA MAIS: