ARIQUEMES - PROJETO SOCIAL BOMBEIRO MILITAR MIRIM REALIZA AULA INAUGURAL DE 2023 E RECEBE VEÍCULO DO GOVERNO DE RONDÔNIA

WhatsApp_Image_2023-03-07_at_09.41.50.jpeg

 

O CBMRO, por meio do 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Ariquemes, realizou, nesta segunda-feira (6), a aula inaugural do Projeto Social Bombeiro Militar Mirim 2023, bem como, a solenidade de entrega de uma caminhonete e materiais  para colaborar com o desenvolvimento de atividades administrativas, psicossociais e acompanhamento familiar dos 90 jovens que participarão da ação.

 

WhatsApp_Image_2023-03-07_at_09.41.49_1.jpeg

 

Neste ano de 2023, o processo seletivo de adesão ao Bombeiro Militar Mirim disponibilizou vagas para 40 adolescentes. Ao todo, 90 jovens com idades entre 12 a 16 anos, receberão aulas três vezes na semana, entre os meses de março a dezembro.

O Comandante Operacional, TCEL BM Rocha, destacou a importância da educação desenvolvida pelo Bombeiro Militar Mirim, visando a construção de caráter dos adolescentes participantes e parabenizou a coordenação do programa pelo excelente trabalho realizado.

Izabel Sartori Pereira é avó do Murilo Pereira Dias, um dos novos integrantes do projeto social. Ela conta que este foi o segundo ano que tentou inscrever o neto, mas que felizmente deu tudo certo desta vez. “É uma honra ter o meu neto fazendo parte desse projeto, pois será um grande aprendizado e que trará muitos benefícios futuramente para a vida dele. Através do projeto, ele terá uma oportunidade não só de aprender como também qualificar a disciplina e se tornar um cidadão cada vez melhor”, disse.

O evento aconteceu no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes - Acia. Participaram do evento o Comandante do 5º GBM do CBMRO de Ariquemes, Major BM Odoni Lopes; o Comandante do Bombeiro Militar Mirim de Ariquemes, Sargento BM R. Souza; o Tenente-Coronel BM Sued Santos Rocha de Souza; a Secretária Executiva Regional de Ariquemes da Casa Civil - SER II, Benedita Aparecida; a Coordenadora Regional de Educação, Nilta Braga e o Vice-Prefeito de Ariquemes, Gabriel Amaral.

 

WhatsApp_Image_2023-03-07_at_09.41.49.jpeg

 

ENTREGA DO VEÍCULO

Após a aula inaugural, o TCEL BM Rocha realizou a entrega da caminhonete ao Projeto Social Bombeiro Militar Mirim de Ariquemes. O veículo teve um custo de R$ 276.580,00 e foi adquirido com recursos da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social.

O comandante do Bombeiro Militar Mirim, Renato Souza, externou a satisfação de poder presenciar tal conquista e salientou que o veículo será essencial no desenvolvimento das atividades.

“É uma grande realização para nós, que está ocorrendo graças a essa parceria com a SEAS. Esse veículo terá uma importância imensa para a nossa equipe, pois agora, de fato, a nossa psicóloga e a nossa assistente social conseguirão fazer o trabalho in-loco, na residência dos adolescentes, para saber como está o vínculo familiar de cada. Além de conseguir visitar as escolas para saber como está o comportamento e desenvolvimento do jovem”, ressalta.

 

WhatsApp_Image_2023-03-07_at_09.41.48_2.jpeg

 

BOMBEIRO MILITAR MIRIM 5°GBM

O Projeto Social Bombeiro Militar Mirim do 5°GBM iniciou em 2017 com o objetivo de proporcionar aos adolescentes a oportunidade para a participação sociocultural, atividades de sensibilização artística e musical, além de atividades recreativas, resgatando assim a autoestima e a dignidade da pessoa humana, fortalecendo o vínculo cidadão, o civismo, a disciplina e a educação seja em ambiente externo ou familiar.

Logo em seu primeiro ano, o projeto teve a adesão de 30 adolescentes, sendo 20 de Ariquemes e outros 10 de Monte Negro. As aulas aconteciam duas vezes por semana, onde os alunos recebiam simulados, treinamento físico, aulas de capoeira, e curso de sobrevivência na selva.

A partir de 2019, o ingresso ao projeto passou a ocorrer através de processo seletivo, tendo uma procura e crescimento de participantes gradativamente.

LEIA MAIS: