GUAJARÁ-DEFESA CIVIL ESTADUAL CAPACITA COORDENADORIAS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIS

Ocorreu nesta segunda-feira (04) a aula inaugural da Capacitação de Defesa Civil, realizado Pelo Governo de Rondônia, por Meio da Defesa Civil Estadual (CBMRO), no município de Guajará- Mirim. O curso tem por finalidade capacitar e incentivar a criação e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa civis nos municípios do estado.

MÓDULOS

No primeiro módulo a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Cedec apresentou os atos legais e roteiro para que o poder executivo municipal implante e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec, além de orientação quanto a atuação da Compdec, nos períodos de normalidade e anormalidade. 

O segundo módulo foi através da plataforma  da Escola Virtual do Governo – EVG, sendo disponibilizados os cursos ead para a utilização do Sistema Integrado De Informações Sobre Desastres - S2ID. O objetivo da capacitação é tornar seus usuários aptos a operar o sistema da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.

Nessa terceira etapa, as aulas serão teóricas e práticas para melhor fixação do que foi aprendido em sala de aula. Durante a capacitação será realizado ainda visitas as áreas de riscos do município, bem como a inserção de dados no Sistema Integrado De Informações Sobre Desastres - S2ID

Estavam presentes na solenidade a TCel Danielle Cristina Lima Ferreira, Chefe do Estado-Maior do CBMRO; o senhor Jovito Cranberry Pereira Neto Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil; o senhor Milton Santana da Silva, Delegado Da Polícia Civil; representando o Governador de Rondônia, Cel Marcos Rocha, o Coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá,  Secretário de Segurança Defesa e Cidadania – Sesdec; a senhora  Raíssa da Silva Paes, Prefeita de Guajará-Mirim; o Major BM Jesus de Souza Castro, Coordenador Estadual de Defesa Civil; o Tem BM Josemar Ribeiro Bragado, Comandante do 2º SGB /1º GB e o senhor Ronivon Barros Diretor Da Ciretran de Guajará-Mirim, entre outras autoridades e alunos representando os municípios de Mirante da Serra, Alto Alegre do Oeste, Primavera de Rondônia, Chupinguaia, Alvorada do Oeste, Machadinho do Oeste, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Itapuã Do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho.

MEDALHA

Ainda durante o evento o delegado  a Polícia Civil, Milton Santana, de Guajará-mirim recebeu a medalha Governador Jorge Teixeira, entregue pelo secretário da Sesdec.

DEFESA CIVIL GUAJARÁ 04 10 8

DEFESA CIVIL GUAJARÁ 04 10 9

DEFESA CIVIL GUAJARÁ 04 10 10

DEFESA CIVIL GUAJARÁ 04 10 11

 

LEIA MAIS: