DEFESA CIVIL - COLETA INFORMAÇÕES E MONITORAMENTO DA VAZÃO DO RIO MADEIRA

Neste período de fortes chuvas, chamado de inverno amazônico, o monitoramento da cheia dos rios faz parte das ações de Defesa Civil do Estado, competência do Corpo de Bombeiros de Rondônia. Na manhã da última sexta-feira (26) o CBMRO coletou informações junto as Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio Energia sobre o monitoramento da vazão do Rio Madeira adjacentes.
Foi apresentado pelas duas equipes todo o processo de controle e monitoramento realizado pelas hidrelétricas, verificando assim se há possibilidade de transbordamento do rio. Segundo Santo Antônio Energia, através do Engenheiro de Operações, Edvaldo Neto, as sondas instaladas ao longo do leito do rio e as instalações telemétricas geram dados que são inseridos em projeções já previstas, com base nos níveis de anos anteriores. Neto confirma que a BR 364 não apresenta até o momento risco do transbordamento das águas.
Assim confirma a equipe de Jirau que trabalha constantemente no acompanhamento hidrológico e que conforme estudos baseados nos últimos 5 anos, o comportamento do rio não apresenta situação atípica da enchente do ano de 2014. E que o Plano de Segurança é formado por especialistas que confirmam, ainda, que desde 2015, as usinas realizaram o alteamento da BR 364, aumentando ainda mais a margem de segurança do tráfego da rodovia.
O Comandante Geral, Coronel BM Gilvander Gregório de Lima afirma que as ações do CBMRO são baseadas em estudos.

DEFESA CIVIL USINAS REBECA 3

DEFESA CIVIL USINAS REBECA 4

DEFESA CIVIL USINAS REBECA 2

LEIA MAIS: