CBMRO - DEFESA CIVIL REALIZA REUNIÃO TÉCNICA PREPARATÓRIA SOBRE ENCHENTES

 reunio defesa civil 9134

Nesse início de ano, período de chuvas intensas e cheias dos rios, existe a possibilidade de grandes volumes de chuvas nos leitos dos rios, principalmente, na região da Amazônia Ocidental cujo rio Madeira faz parte. 

Os dados levantados até o dia 04 de Fevereiro para a reunião no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares apontam que rio Madeira, principal rio que banha a cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia está na marca de 13m98cm, um metro e 29 cm a mais que no ano de 2020, que neste mesmo período estava em 12m69cm. Já em relação à cheia histórica de 2014, o nível era de 14m60.

Assim  sendo, o CBMRO através da  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) estiveram reunidos, na última quinta-feira (04), para estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos respectivos órgãos no Município de Porto Velho.

Foram discutidos os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

A proposta é realizar um plano de contingência com objetivo de integrar e mobilizar o Sistema Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil para as ações de resposta ao a uma possível necessidade de Desastre. Texto e foto: CBMRO

LEIA MAIS: