CBMRO E IBAMA UNEM FORÇAS PARA OTIMIZAR SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES - SCI

WhatsApp Image 2024 02 27 at 13.26.05

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA promove Força de Trabalho para otimizar o Sistema de Comando de Incidentes - SCI no Brasil com a participação de especialistas do Ibama, Corpos de Bombeiros e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) com apoio da AgĂȘncia dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID).

No perĂ­odo de 19 a 23 de fevereiro de 2024 a Coordenação-Geral de EmergĂȘncias Ambientais promoveu em PirenĂłpolis/GO, Força de Trabalho – FT visando a revisĂŁo dos conteĂșdos dos manuais SCI 100 e 200 com a elaboração de manual de procedimentos para execução de cursos online e presencial, construindo o SCI em ambiente informatizado com a criação de formulĂĄrios eletrĂŽnicos, ambiente web e tabelas automatizadas. AlĂ©m da elaboração de procedimentos de simulado baseado em cenĂĄrios de incĂȘndios florestais e poluição de ĂĄguas de interiores por produtos perigosos.

 sala

 

O SCI teve seu desenvolvimento iniciado nos Estados Unidos, na dĂ©cada de 70, como resposta Ă  necessidade de aprimorar a eficiĂȘncia das agĂȘncias de resposta diante de grandes incĂȘndios florestais. No Brasil, as primeiras experiĂȘncias com o uso dessa ferramenta datam da dĂ©cada de 1990 e estĂŁo associadas principalmente na gestĂŁo de incĂȘndios florestais e atendimento a respostas Ă s emergĂȘncias ambientais.

Todo o trabalho foi norteado de acordo com a doutrina do SCI e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Incidentes – NIMS. Participaram da Força Trabalho analistas e tĂ©cnicos da Coordenação-Geral de EmergĂȘncias Ambientais, militares do Corpo de Bombeiros dos estados de RondĂŽnia, Roraima  e Distrito Federal, alĂ©m de consultores do Serviço Florestal Americano. Iniciativas como essa demonstram o compromisso do governo de RondĂŽnia em aprimorar o conhecimento dos Militares do estado para melhor atender a população.

WhatsApp Image 2024 02 27 at 13.26.06

LEIA MAIS: