BOMBEIROS MILITARES DE JI-PARANÁ SALVAM JOVEM DE AFOGAMENTO NO RIO MACHADO

Praças salvam jovem no Rio Machado

 

Na noite de 16 de dezembro, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, lotada no 2º GBM em Ji-Paraná, protagonizou um ato heroico ao resgatar uma jovem em tentativa de auto-extermínio nas águas do Rio Machado.

 

A ação rápida e corajosa foi desencadeada após um chamado desesperado recebido diretamente no quartel. O solicitante, dono do bar e restaurante nas proximidades da ocorrência, informou que avistou a vítima, uma jovem em profundo desespero, chorando às margens do rio. A jovem adentrou as águas do Rio Machado, desencadeando uma resposta imediata da guarnição composta pelo Sargento BM De Carvalho, Cabo BM Nickson e Cabo BM Dos Santos.

 

Ao chegarem ao local, a visibilidade prejudicada pela escuridão não impediu a determinação da equipe. Orientados pelas informações do trabalhador do estabelecimento, os bombeiros iniciaram uma operação de resgate, enfrentando a escuridão, o barulho do estabelecimento e as fortes correntezas do rio.

 

A vítima, uma jovem com o corpo submerso e apenas a cabeça fora d'água, expressava sinais de uma decisão firme em sua intenção de não viver mais. Os bombeiros, sob a liderança do Sargento BM De Carvalho, estabeleceram contato verbal e visual com a jovem, que gritou suas últimas palavras antes de se lançar às correntezas. Mesmo com a farda e sem tempo para retirá-la, o Cabo BM Nickson alcançou a jovem, encontrando-a pelo cabelo e trazendo-a à superfície. O Sargento e o Cabo BM Dos Santos se juntaram a ele para trazer a jovem até a margem, mesmo sem o equipamento adequado, enfrentando a correnteza e a escuridão com o objetivo de resgatar a vítima.

 

O resgate foi desafiador devido ao afogamento de grau 2, às fortes correntezas e à resistência da vítima, mas a equipe perseverou, evitando que ela se desprendesse. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a jovem foi conduzida ao hospital municipal, onde recebeu os cuidados médicos necessários. Os pais foram informados sobre o ocorrido e expressaram profunda gratidão pelos resultados positivos alcançados.

 

Essa ação destemida dos bombeiros militares do 2º GBM de Ji-Paraná destaca a dedicação e coragem desses profissionais, que arriscaram suas próprias vidas para salvar outra. O CBMRO enaltece esses profissionais, cujo compromisso com a preservação da vida é exemplar. Após a conclusão dessa ocorrência, os bombeiros retornaram ao quartel e seguiram com seu plantão, prontos para mais desafios em prol da comunidade.

LEIA MAIS: