CBMRO CELEBRA FORMATURA DE NOVOS OFICIAIS DO QUADRO COMPLEMENTAR

01 formandos e autoridades

 

Em uma cerimônia solene realizada ontem, dia 20 de outubro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) celebrou a formatura do Curso de Adaptação de Oficiais do Quadro Complementar - CADOF e CADOFT, e marcou a conclusão de um processo de treinamento rigoroso e desafiador para sete dedicados alunos. 

O curso, que teve início em 10 de agosto de 2023, foi destinado a preparar os participantes para desempenhar as funções de Oficial do Quadro Complementar do CBMRO. Foram matriculados sete alunos, incluindo cinco candidatos do sexo masculino e duas candidatas do sexo feminino. Destes, seis engenheiros e uma contadora. As disciplinas ministradas durante o curso abrangeram uma ampla gama de tópicos essenciais para a formação de oficiais bombeiros, incluindo Legislação e Regulamentos, Fundamentos Jurídicos da Atividade Bombeiro Militar, Gestão de Projetos, Noções Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar, entre outras. Ao todo, o curso somou 19 disciplinas, totalizando uma carga horária de 508 horas aulas.

O evento reuniu autoridades, familiares e concludentes dos cursos em uma celebração marcante onde os formandos foram apresentados ao Comandante-Geral do CBMRO, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, pelo Coordenador do Curso de Formação, Major BM Furukawa. Em seguida, houve a Canção do Soldado do Fogo, entoada com vigor pelos então novos bombeiros militares. 

Após a leitura da Ordem do Dia e a Ata de Conclusão de Curso bandeira nacional adentrou o pavilhão. O primeiro colocado do CADOF, Rodrigo Brandão Barbosa, e o primeiro colocado do CADOFT, Yuri Dartibale, foram condecorados com a medalha de Mérito Intelectual, esta entregue pelo Coronel BM Nivaldo aos alunos pelo excelente desempenho.

 

02 agraciados merito intelectual

03 agraciado merito intelectual TEN BM BRANDÃO

04 agraciado merito intelectual ASP BM DARTIBALE

 

Com a entrada da Bandeira Nacional, foram entregues aos familiares as insígnias e espadas (símbolo da carreira de oficial), para que fossem aplicadas nos uniformes dos formandos. Os 2º Tenentes BM fizeram o compromisso como oficiais promovidos ao primeiro posto, e os Aspirantes a Oficial BM fizeram o compromisso de ingresso no CBMRO, em um momento solene.

 

05 entrada da bandeira nacional

06 entrada da bandeira nacional

07 Tenentes BM fazem compromisso como oficiais

08 Aspirante a Oficial BM fazem compromisso de ingresso CBMRO

09 familiares entregam insígnias e espadas

10 familiares entregam insígnias e espadas

 

Após o retorno do Guarda Bandeira, o orador da turma, Aspirante BM Albuquerque proferiu um discurso emocionante em nome da turma, expressando gratidão ao Comandante-Geral, aos instrutores e a seus colegas, resumindo a emocionante jornada que vivenciaram nesses últimos 3 meses. O aspirante ainda em nome da turma, entregou uma homenagem ao Coronel BM Nivaldo.

 

11 orador da turma profere discurso

12 Comandante geral recebe homenagem

O Comandante-Geral do CBMRO, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, felicitou os novos bombeiros pela conquista. “Este ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia completa 25 anos, o que representa uma grande conquista, principalmente para o setor da prevenção. Isso se deve ao fato de que engenheiros e contadores desempenham papéis imprescindíveis para a melhoria da qualidade das análises, vistorias e prevenções. O trabalho deles exerce uma grande influência na preservação de vidas, pois, dessa forma, muitos incidentes são evitados. Isso é crucial para a melhoria dos serviços prestados à população, uma vez que faz parte do processo de aprimoramento, qualificação e investimento do governo do estado de Rondônia. Para alcançar essas melhorias, o Governador Marcos Rocha não tem medido esforços, e isso tem sido de grande auxílio à população do estado.”

 

13 brinde dos formandos

 

A cerimônia foi encerrada com o entoamento do hino de Rondônia e um brinde entre os formandos, seguido por um fora de forma com brado vibrante. Ainda, estiveram presentes autoridades da Corporação e representantes da PM, SESDEC e POLITEC, além de familiares e amigos dos formandos, os quais abrilhantaram a noite tão especial.

 

14 mesa de autoridades

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia parabeniza os novos oficiais e agradece pelo compromisso e dedicação demonstrados ao longo do curso. Eles agora se juntam às fileiras da instituição que desempenha um papel fundamental na segurança e bem-estar da população rondoniense.

 

ACESSE AQUI AS FOTOS DO EVENTO

LEIA MAIS: