CBMRO, COM APOIO DIRETO DA SESDEC E PMRO, INICIOU A FASE DE IMPLANTAÇÃO DA OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA - OVR

7.ABERTURA OVR

 

Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de julho de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, com apoio direto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, bem como da Polícia Militar de Rondônia, iniciou a fase de implantação da “Operação Verde Rondônia - OVR”, em um evento inaugural no 1º Grupamento de Bombeiros de Porto Velho.

Estiveram presentes o senhor Comandante-Geral do CBMRO - Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, TEN CEL BM Sued Santos Rocha Souza - Gerente de Convênios (SESDEC) que representou o Secretário de Estado da Segurança Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, CAP PM Ferreira - representando o Comandante do BPA, TEN da 17º BRIGADA Wemerson Barbosa De Freitas - representando o General Matias, Marcos de Souza Trindade - Coordenadoria de Proteção Ambiental (SEDAM) e Cesar Licario - Diretor Executivo da Associação Rondoniense de Municípios - AROM.

 

2.ABERTURA OVR

 

A Operação contará com o deslocamento de militares, viaturas, aeronaves e equipamentos, que estão em fase de implementação nas Brigadas de Proteção contra Incêndio Florestal (BPCIF). As equipes estarão concentradas nas localidades que, juntas, detém o maior número de focos de calor em Rondônia, sendo elas: Linha 28 (Nova Mamoré), Distrito de União Bandeirantes (Porto Velho), Vila de Samuel (Candeias do Jamari), Cujubim, Campo Novo de Rondônia, Seringueiras, Alta Floresta.

Cada uma das sete bases avançadas será composta por 06 bombeiros militares e 04 policiais militares. Serão utilizadas 28 viaturas operacionais do corpo de bombeiros, dentre caminhonetes, caminhões de combate a incêndio florestal e aeronaves. Cada base também contará com 01 viatura da polícia militar e serão empregadas 07 caminhonetes desta co-irmã. Quanto aos equipamentos, serão utilizados abafadores, bombas costais, sopradores, atomizadores, moto bombas com esguichos, GPS, kits APH básico, além de equipamentos de proteção individual.

 

GB COM nuvens

 

A OVR integra a operação “Guardiões Do Bioma”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais, principalmente na amazônia, cerrado e pantanal. O foco de atuação, serão todos os entes estados do país que nesse período sofrem com as queimadas, sejam elas naturais ou causadas pelo homem, através principalmente de atividades criminosas que levam a destruição de nossa fauna e flora.

O principal objetivo da OVR 2023 é reduzir o risco de desastres relacionados a incêndios florestais e suas consequências ao meio ambiente, para isso contamos com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CGFRON/SENASP/MJ).

 

 

1.ABERTURA OVR

5.ABERTURA OVR

LEIA MAIS: