CBMRO- BOMBEIROS CONCLUEM CURSO DE OPERAÇÕES EM INCÊNDIOS

Trinta e cinco Bombeiros Militares de Rondônia realizaram o Curso de Operações em Incêndios com abordagens sobre técnicas e táticas de combate a incêndio em ambientes no interior das edificações, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, entre os dias 25 de abril e 6 de maio.

Nos incêndios em compartimento, pela limitação de ventilação e acúmulo de fumaça do incêndio (que é combustível), ocorrem fenômenos de progresso rápido do incêndio com ignição da fumaça, tais como rollover, flashover e backdraft. Esse possível desenvolvimento agressivo do incêndio eleva os riscos. O treinamento foi então concebido para trabalhar nos discentes:
Conhecimentos teóricos e práticos sobre:
- Como os incêndios comportam-se e se desenvolvem;
- Os fenômenos de progressão rápida dos incêndios;
- Técnicas de combate das escolas americana e europeia;
- Prevenção de câncer no combate a incêndio;
- Táticas de combate a incêndio;
- Ventilação em incêndios.
- Manutenção do EPRA;
- Equipagem, Adaptação ao EPI e procedimentos de pane de EPR;
- Habilidades de manejo do esguicho e aplicação de água;
- Habilidades de progressão com linhas de mangueira em ambientes de incêndio
- Técnicas de busca em incêndio;
- Técnicas de ventilação natural e forçada hidráulica.

O desenvolvimento e a consolidação dessas competências dão-se pelo emprego de exercícios com fogo real em simuladores de incêndio do tipo “Compartment Fire Behavior Training”, haja vista que o CBMES possui um dos três complexos de simuladores desse tipo da América Latina.

Os alunos são submetidos a exercícios práticos nos simuladores de incêndio em complexidade crescente. Nos primeiros dias, apenas observam o desenvolvimento dos incêndios e os fenômenos associados como forma de consolidar os conhecimentos teóricos. Ao longo do curso, voltam aos simuladores para adentrar o ambiente sinistrado, progredir e atacar o fogo, ganhando confiança no equipamento e desenvoltura em uma série de exercícios. Ao final, exercitam desde o planejamento tático à coordenação em exercício com fogo real complexo com dois focos em dois pavimentos e atuação de 3 guarnições simultaneamente.

Com a didática empregada, os alunos desenvolvem:
• Grande proficiência no uso do EPI/EPRA;
• Capacidade instintiva de ler as condições da fumaça e do incêndio;
• Consciência situacional no combate a incêndio a partir do interior de edificações;
• Capacidade de gerenciamento e coordenação em ocorrências de incêndio em edificação.

Com o treinamento, ganha-se em eficiência e segurança no combate a incêndios em edificações, que guardam riscos específicos e significativos.

 

 CURSO ESPIRITO SANTO 2

CURSO ESPIRITO SANTO 1

LEIA MAIS: