CBMRO- TERCEIRO MÓDULO DO CURSO DE ESTÁGIO BÁSICO DE DEFESA CIVIL É INICIADO EM PIMENTA BUENO

Na segunda-feira, (19), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) oficializou a abertura do 3º Módulo da Capacitação Continuada em Defesa Civil: Estágio Básico de Defesa Civil (Ebadec), em Pimenta Bueno. O curso tem como finalidade capacitar e incentivar a criação e implantação de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civis nos municípios do Estado de Rondônia. Participam desta terceira etapa os municípios: Pimenta Bueno, Cacoal, Corumbiara, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia e Vilhena.
No primeiro módulo, a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) apresentou os atos legais e roteiro para que o Poder Executivo Municipal implante e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Além de orientar quanto a atuação da Compdec nos períodos de normalidade e anormalidade.
O segundo módulo foi pela plataforma da Escola Virtual do Governo (EVG), sendo disponibilizados os cursos Educação a Distância (EaD) para a utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O objetivo da capacitação é tornar seus usuários aptos a operar a ferramenta da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.
Nessa terceira e última etapa, as aulas serão teóricas e práticas para melhor fixação do que foi aprendido em sala de aula. Ainda durante a capacitação, serão realizadas visitas às áreas de riscos do município bem como a inserção de dados no S2ID.
Mesmo em meio a essa pandemia que tem afetado a população, a capacitação proporcionará conhecimentos de estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos desastres, principalmente, no período de estiagem, onde ocorrem as queimadas que consequentemente podem aumentar o número de casos de pessoas com problemas respiratórios, dificultando às ações de enfrentamento à covid-19.
Nesse sentido, o secretário de Segurança, considera o conhecimento uma medida poderosa para combate e contenção dos desastres, “Percebemos que é necessário que a população esteja organizada, preparada e orientada com o principal poder, o conhecimento. Pois, somente assim a comunidade poderá prevenir e dar uma resposta eficiente” afirmou, José Hélio Cysneiros Pachá.
BOMBEIROS CIVIS
O secretário falou sobre o processo seletivo direcionado aos bombeiros civis, que teve as inscrições iniciadas na terça-feira, (20), oferecendo um total de 62 vagas, mais a mesma quantidade para formação do cadastro de reserva. “Pedimos aos interessados que se inscrevam, para que assim ajudem o Estado no combate, principalmente a incêndios.”
O Edital disponibiliza vagas para os municípios de Vilhena, Cerejeiras, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Machadinho d’Oeste, Buritis, Ariquemes e Porto Velho. Para o secretário da Sesdec, será uma oportunidade para estes profissionais agregarem valor em seus currículos, bem como experiência profissional ao passo que, de forma voluntária, vão atuar como agentes importantes na prevenção e combate a desastres.
Entre as autoridades presentes, além do secretário Pachá, estavam; representando o Corpo de Bombeiros, major Guedes; o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo; o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Pimenta Bueno, Valteir Cruz e o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Henrique Manhami.

3 modulo de capacitacao em defesa civil pimenta bueno 19 07 201 foto Daniel Garcia 05 870x602

LEIA MAIS: