DEFESA CIVIL / CBMRO – CAPACITA DEFESAS CIVIS MUNICIPAIS

A Defesa Civil do Estado de Rondônia irá capacitar, nos dias 30 e 31 de março, as Coordenadorias Municipais de Proteção de Defesa Civil (Compdec) dos municípios do Estado com o objetivo de minimizar o tempo de resposta diante de desastres.
Serão três módulos no total. Para esse primeiro, o curso terá a duração de dezesseis horas, ministradas em dois dias consecutivos, no horário das 08h às 18h, com intervalo para almoço, na cidade de Porto Velho.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil Estadual (CEDEC), os municípios de Porto Velho, Chupinguaia, Cabixi, Vilhena, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura, Cacoal, Costa Marques, Monte Negro, Ji-Paraná, Jaru, Machadinho, Ariquemes, Buritis, Nova Mamoré e Guajará-Mirim serão as prioridades neste momento.
“Existem muitos municípios que tem problemas frequentes com enchentes, alagamentos, inundações. É o caso de Guajará-Mirim e Nova Mamoré que são tomados pelas águas sempre que há um aumento, mínimo que seja, do nível do rio. Deixando muitas famílias atingidas. As defesas civis municipais realizam ações de prevenção, em caso de impossibilidade, minimizar os efeitos advindos de eventos incontroláveis que causam riscos à coletividade, sendo estes naturais ou ocasionados pelo homem”, explica o Comandante Geral e Coordenador da Defesa Civil Estadual, Cel BM Gilvander Gregório de Lima.

A CEDEC entende que é função de todo integrante da Defesa Civil, voluntário ou não, capacitar-se nas ações de prevenção, preparação, socorro e assistência às populações atingidas e reconstrução. E da importância das suas ações na redução de riscos de desastres, perdas deles advindas e de encontrar maneiras de coordenar o restabelecimento do bem-estar da coletividade.

OUTROS MÓDULOS
A capacitação é uma resposta à necessidade de adequação dos conteúdos das atividades de prevenção com a realidade de riscos e de desastres do Estado, dentro do que determina a Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012 e o Decreto nº 10.593, de 24 de dezembro de 2020.

Após o primeiro módulo, outros dois serão realizados. Sendo o segundo módulo com a duração de 40 horas e será realizado no período de 30 dias na modalidade EAD, na plataforma da Escola Virtual do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). No último módulo terá carga horária de 40 quarenta horas, na modalidade presencial no período de cinco dias consecutivos, no qual a CEDEC irá se descolar até o município sede.

Entre os temas abordados na capacitação estão:
-Um roteiro para que o Poder Executivo Municipal implante e efetive a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec;
-Orientar a Compdec para atuar tanto no período de normalidade quanto no período de anormalidade;
-Capacitar os entes municipais para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID, tornando seus usuários aptos a operar o sistema da maneira mais completa e precisa possível, bem como adotar as melhores práticas nos processos de reconhecimento federal e solicitação de recursos para resposta e reconstrução.
E treinar os agentes de Defesa Civil municipais quanto os procedimentos a serem realizados em caso de Situação de Emergência e/ou de Estado de Calamidade Pública.

Plano de Contingência DEFESA CIVIL 0000

 

Braso Defesa Civil novo

 

LEIA MAIS: