DEFESA CIVIL- NÍVEL DO RIO MADEIRA REDUZ

O Corpo de Bombeiros Militar RondĂŽnia (CBMRO), atravĂ©s da Defesa Civil monitora desde fevereiro o nĂ­vel do rio Madeira. Nesta quinta-feira (11) a cota do Madeira apontou 15, 39 metros. A Ășltima marca registrada no dia 4 de fevereiro, foi de 16 metros. Essa queda ocorre desde a semana passada e vem sendo acompanhada pelo sistema de monitoramento da AgĂȘncia Nacional de Águas e Saneamento BĂĄsico (ANA) do Governo Federal, adotado pelo departamento pĂșblico.

Segundo o Comandante Geral, Coronel BM Gilvander GregĂłrio de Lima, essa indicação Ă© resultado da mudança do volume de ĂĄgua no rio Madeira, ocorrido em outras regiĂ”es onde ele atravessa. “Este registro estĂĄ na chamada ‘cota de alerta’, a qual Ă© determinada pelo plano de contingĂȘncia preventivo, elaborado junto com os municĂ­pios Porto Velho, Nova MamorĂ© e GuajarĂĄ-Mirim”, complementa.

O comandante destaca tambĂ©m, que todo trabalho tĂ©cnico-cientĂ­fico desenvolvido pelo departamento pĂșblico Ă© realizado diariamente por uma equipe responsĂĄvel pela fiscalização. A medição do rio começou ainda no mĂȘs passado, quando os ĂłrgĂŁos de defesa perceberam um aumento prĂłximo Ă  marca de alerta, que Ă© a partir de 15 metros. Para fazer o monitoramento, sĂŁo utilizados equipamentos tĂ©cnicos, como a chamada “rĂ©gua”, que tem por objetivo medir a profundidade do rio. Alem disso, o ĂłrgĂŁo possui um aplicativo da ANA e ainda conta com um programa de anĂĄlise do Sistema de Proteção da AmazĂŽnia (Sipam), apontando em tempo real a situação. “Programamos para as prĂłximas açÔes sobrevoos aĂ©reos, a fim de fazer uma anĂĄlise ampla e mais visual da regiĂŁo”, comenta Coronel Gilvander.

FAMÍLIAS AFETADAS PELA CHEIA

Atualmente, o Poder Executivo tem realizado reuniĂ”es permanentes com os municĂ­pios que geralmente sĂŁo atingidos pela enchente do rio, buscando consolidar as estratĂ©gias dos planos de contingĂȘncia de cada regiĂŁo, como o apoio Ă  famĂ­lias desabrigadas e desalojadas, em decorrĂȘncia da cheia.

De acordo com Coronel BM Gilvander GregĂłrio de Lima, no momento, a responsabilidade dessa prĂĄtica Ă© da gestĂŁo de cada municĂ­pio. Somente quando o rio atinge a marca de 17 metros, o Executivo Estadual passa a ter a função de agente fiscal para atender os atingidos , alĂ©m de apoiar açÔes da Secretaria de Estado de AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social (Seas), no sentido de atender socialmente Ă s famĂ­lias, oferecendo alguns benefĂ­cios.

NIVEL DO RIO MADEIRA 11 03 21 foto edcarlos carvalho 9 scaled

NIVEL DO RIO MADEIRA 11 03 21 foto edcarlos carvalho 6 370x266

O COMANDANTE GERAL MOSTRA COMO É UTILIZADO O SISTEMA DE MONITORAMENTO.

 

FOTO E FONTE:SECOM

LEIA MAIS: