DEFESA CIVIL- NÍVEL DO RIO MADEIRA REDUZ

O Corpo de Bombeiros Militar Rondônia (CBMRO), através da Defesa Civil monitora desde fevereiro o nível do rio Madeira. Nesta quinta-feira (11) a cota do Madeira apontou 15, 39 metros. A última marca registrada no dia 4 de fevereiro, foi de 16 metros. Essa queda ocorre desde a semana passada e vem sendo acompanhada pelo sistema de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) do Governo Federal, adotado pelo departamento público.

Segundo o Comandante Geral, Coronel BM Gilvander Gregório de Lima, essa indicação é resultado da mudança do volume de água no rio Madeira, ocorrido em outras regiões onde ele atravessa. “Este registro está na chamada ‘cota de alerta’, a qual é determinada pelo plano de contingência preventivo, elaborado junto com os municípios Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim”, complementa.

O comandante destaca também, que todo trabalho técnico-científico desenvolvido pelo departamento público é realizado diariamente por uma equipe responsável pela fiscalização. A medição do rio começou ainda no mês passado, quando os órgãos de defesa perceberam um aumento próximo à marca de alerta, que é a partir de 15 metros. Para fazer o monitoramento, são utilizados equipamentos técnicos, como a chamada “régua”, que tem por objetivo medir a profundidade do rio. Alem disso, o órgão possui um aplicativo da ANA e ainda conta com um programa de análise do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), apontando em tempo real a situação. “Programamos para as próximas ações sobrevoos aéreos, a fim de fazer uma análise ampla e mais visual da região”, comenta Coronel Gilvander.

FAMÍLIAS AFETADAS PELA CHEIA

Atualmente, o Poder Executivo tem realizado reuniões permanentes com os municípios que geralmente são atingidos pela enchente do rio, buscando consolidar as estratégias dos planos de contingência de cada região, como o apoio à famílias desabrigadas e desalojadas, em decorrência da cheia.

De acordo com Coronel BM Gilvander Gregório de Lima, no momento, a responsabilidade dessa prática é da gestão de cada município. Somente quando o rio atinge a marca de 17 metros, o Executivo Estadual passa a ter a função de agente fiscal para atender os atingidos , além de apoiar ações da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), no sentido de atender socialmente às famílias, oferecendo alguns benefícios.

NIVEL DO RIO MADEIRA 11 03 21 foto edcarlos carvalho 9 scaled

NIVEL DO RIO MADEIRA 11 03 21 foto edcarlos carvalho 6 370x266

O COMANDANTE GERAL MOSTRA COMO É UTILIZADO O SISTEMA DE MONITORAMENTO.

 

FOTO E FONTE:SECOM

LEIA MAIS: