O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), por meio de seu Comandante-Geral, Coronel BM Nivaldo, realizou, entre os dias 10 e 12 de dezembro, uma série de reuniões institucionais em Brasília com representantes de órgãos federais, com o objetivo de apresentar o Plano de Operação da Operação Verde Rondônia (OVR) 2026 e fortalecer a integração interinstitucional voltada à prevenção e mitigação de desastres no estado.
No dia 10 de dezembro, o Comandante-Geral reuniu-se com o Coronel PM Ronimar Vargas Jobim, Coordenador-Geral de Fronteiras e Amazônia da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SEMASP/MJ), acompanhado de sua equipe técnica. Já no dia 11 de dezembro, a agenda seguiu com reunião junto ao Coronel PM Fernando Alencar Medeiros, Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à SENASP/MJ. Encerrando a programação, no dia 12 de dezembro, o CEL BM Nivaldo esteve com o Senhor Wolnei Wolff Barreiros, Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), também acompanhado de sua equipe técnica.

Durante os encontros, o Comandante-Geral do CBMRO agradeceu o apoio prestado pelas instituições federais nas ações de enfrentamento aos incêndios florestais, enchentes e escassez hídrica que têm afetado Rondônia nos últimos anos. O apoio institucional, por meio do repasse de equipamentos, materiais e capacitações, tem sido fundamental para a qualificação dos militares bombeiros e para a melhoria contínua dos serviços prestados à população rondoniense.
Além do agradecimento, foi solicitado o apoio institucional para a Operação Verde Rondônia 2026, com foco não apenas no combate aos incêndios florestais, mas também nas ações de prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, buscando mitigar seus efeitos e garantir o bem-estar da população do estado.
Conforme apresentado no Plano de Trabalho, a integração entre os entes federais, estaduais e demais instituições tem proporcionado excelentes resultados nos anos anteriores, reforçando a importância da realização anual da Operação Verde Rondônia. Essa atuação conjunta possibilitou ao CBMRO a ampliação do número de Bases Avançadas, estrategicamente distribuídas pelo território rondoniense, aumentando a área de cobertura, a capacidade de resposta operacional e a qualidade das ações de prevenção e combate.
A iniciativa reafirma o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia com a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, por meio do fortalecimento das parcerias institucionais e do contínuo investimento em recursos humanos e operacionais.
