
A Semana da Pátria foi oficialmente aberta em Rondônia na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro de 2025, com uma solenidade realizada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O evento reuniu autoridades civis e militares e marcou o início das comemorações alusivas ao 7 de Setembro.

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, conduziu a cerimônia que contou com a presença do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; o capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Porto Velho, capitão de fragata Alessandro Freitas dos Santos; o comandante da Base Aérea de Porto Velho, tenente-coronel Leonardo Bezerra Salim; e os secretários de Estado Elias Rezende (Casa Civil e Seosp) e Ana Pacini (Educação). Também participaram o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Bernardo Vital; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Wellington Braguin; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira.

A cerimônia foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, de Rondônia e de Porto Velho, bem como de cada um dos estados da União, estas por sua vez, foram hasteadas por um representante oriundo daquele estado.

A aluna Ana Luiza Santos Souza, do 2º ano da Escola Major Guapindaia, conduziu a tocha do fogo simbólico da Pátria, a estudante se destacou não apenas pelo desempenho escolar, mas também pelas conquistas esportivas como atleta de voleibol, representando Rondônia em competições regionais e nacionais entre eles a classificação para os Jogos da Juventude 2025, em Brasília, onde defenderá o estado nas modalidades de Vôlei de Praia e Vôlei Indoor.
Após o acendimento da pira, as autoridades se pronunciaram, reforçando o significado da Semana da Pátria e a importância da união entre as forças civis e militares em prol do desenvolvimento do estado e do país.

A Polícia Militar prestou uma homenagem ao governador Marcos Rocha, com a execução de uma música especialmente composta para ele.

Encerrando os pronunciamentos, o governador agradeceu a presença das instituições parceiras, destacou o simbolismo da data e a valorização dos ideais de cidadania, ressaltou o papel da educação e da juventude na construção de um futuro melhor para Rondônia.
