
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) participou, nesta terça-feira (22), em Brasília, de uma reunião técnica promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visando avançar na elaboração de normas nacionais de padronização para operações de resposta a desastres. A ação integra os projetos IntegraBombeiros e Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad).
O encontro contou com a presença de representantes dos Corpos de Bombeiros Militares de dez unidades federativas: Alagoas (AL), Distrito Federal (DF), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Paraíba (PB), Rondônia (RO) e São Paulo (SP). No qual o CBMRO foi representado pelo Tenente-Coronel BM Clivton em reunião técnica que busca padronizar ações de emergência em todo o país.
A proposta é construir coletivamente guias e protocolos que permitam ações integradas, rápidas e eficazes diante de emergências naturais ou situações cotidianas de risco. A diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp), Isabel Figueiredo, ressaltou a importância da iniciativa diante das tragédias climáticas que marcaram o país recentemente, como as ocorridas no Rio Grande do Sul, em abril e maio de 2024. “A tragédia evidenciou a urgência de uma articulação nacional imediata e coordenada entre os Corpos de Bombeiros. Precisamos de protocolos únicos e padronizados, construídos de forma coletiva com estados e municípios, respeitando a diversidade do nosso País”, destacou.
Além de promover a integração entre os entes federativos, a padronização visa otimizar recursos, ampliar a eficiência operacional e garantir mais segurança aos profissionais e à população. Segundo o coordenador-geral do Susp, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Márcio Mattos, o que está sendo construído vai além de um manual técnico. “A padronização será essencial para reduzir danos e fortalecer a capacidade de resposta em todo o território nacional. O que está sendo elaborado é mais do que um guia: é uma base estratégica para salvar vidas”, afirmou.
Integração e cooperação entre estados
O projeto IntegraBombeiros foi idealizado para superar a fragmentação existente entre os Corpos de Bombeiros do Brasil e promover uma atuação nacional mais coesa e eficiente. Para isso, está sendo formado um núcleo técnico interinstitucional, composto por bombeiros militares, especialistas em desastres, comunicação, tecnologia e direito.
A iniciativa prevê a realização de reuniões virtuais e presenciais para a criação de um Caderno Temático de Referência, que reunirá as normas e orientações técnicas a serem seguidas em situações de desastre. A expectativa é que esse material sirva como referência nacional, promovendo aprendizagem mútua entre os estados, sistematização de boas práticas e fortalecimento da cultura de cooperação.
Para o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, a participação nesse processo representa um passo importante para o aprimoramento das ações em emergências, reforçando o compromisso da corporação com a segurança e o bem-estar da população.