
Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e solenidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia realizou, nesta terça-feira (15), às 17h, no espaço Primavera Eventos, o encerramento oficial do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM 2025). A solenidade reuniu autoridades civis e militares, familiares, instrutores e os formandos da Turma Marechal Cândido Rondon, coroando o esforço e a dedicação de mais de 130 oficiais de todo o Brasil.
O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônias Edielson Souza, que deu início à programação saudando o público e destacando a importância do momento para os concluintes e para a corporação. A cerimônia teve como destaque a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, CEL BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, O secretário de Segurança Pública CEL BM Felipe Bernardo Vital foram recepcionados com demais autoridades para a composição da mesa solene.
A apresentação oficial da turma foi realizada pela CEL BM Daniele Cristina Lima Ferreira, coordenadora do curso, ao Comandante-Geral. Em seguida, foi feita a leitura do histórico do CSBM 2025, que ressaltou a abrangência nacional do curso, promovido pela Coordenadoria de Educação, Ensino e Instrução do CBMRO e disponibilizado por meio da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – LIGABOM.
Com início em 14 de janeiro e término em 14 de abril, o curso foi ministrado em formato semipresencial, estruturado em três módulos focados em liderança, gestão, doutrina institucional e aprimoramento técnico-profissional. Dos 143 matriculados, 138 concluintes obtiveram êxito, refletindo elevado desempenho acadêmico. A coordenação contou ainda com a atuação do Cel BM Iranildo Dias de Andrade, garantindo a excelência na condução das atividades.
O curso contou com a participação de representantes de diversos estados brasileiros, demonstrando seu alcance nacional: Piauí (8), Tocantins (12), Santa Catarina (1), Sergipe (6), Bahia (13), Rio Grande do Sul (35), Amapá (16), Rondônia (4), Alagoas (1), Mato Grosso (22), Paraíba (6) e Roraima (15).
A programação contou ainda com uma intercessão ecumênica conduzida pelo Ten Cel Airton Ickert, do CBMRS, e a apresentação do hino “Conquistando o Impossível’’ entoado pela Sgt BM Ariane Moriá, abrilhantando ainda mais a solenidade.
Em momento solene, a Bandeira Nacional, conduzida pelo Ten Engenheiro BM Mayer, entrou no recinto para a cerimônia de condecoração da Medalha de Honra ao Mérito Intelectual. O primeiro colocado do curso, Cel BM Josué Clementino de Moura,do CBMEPI foi homenageado com a comenda entregue pelo Comandante-Geral do CBMRO, sendo seguido pelos demais colocados com destaque.
A turma também prestou agradecimentos por meio da fala do Ten Cel Darlen Silva Ribeiro,do CBMRS que representou os concluintes com palavras de gratidão e compromisso com a missão de liderar com responsabilidade e excelência.
Encerrando a solenidade, os formandos de cada Estado representado receberam seus certificados e brevês, entregues por autoridades, madrinhas e padrinhos, marcando o início de uma nova fase profissional para cada um dos concluintes, agora ainda mais preparados para os desafios da carreira militar.