
Na segunda-feira (24), a representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Brasília sediou o Seminário sobre Política Fiscal Verde, com o objetivo de apresentar resultados e metodologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas para integrar o meio ambiente à gestão fiscal pública.
O evento, realizado presencialmente na sede do BID , teve como foco dois projetos importantes:
- Classificação do Gasto Público em Clima, Biodiversidade e Gestão de Riscos de Desastres, um projeto em desenvolvimento com a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento.
- Metodologia para Fortalecimento da Projeção de Riscos Fiscais Ambientais, que aborda os impactos da mudança climática e da descarbonização, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.
O seminário contou com a presença de diversos especialistas e autoridades no tema, incluindo Annette Killmer e André Martinez, do BID, Clayton Montes e Elaine Xavier, da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), e Rogério Ceron e David Athayde, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Além deles, também participaram representantes do Governo de Rondônia, como o Procurador-Geral do Estado, Thiago Alencar Alves Pereira, e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Ribeiro de Menezes Lagos, entre outros.
A realização do seminário teve como propósito fortalecer as metodologias fiscais que envolvem a gestão de riscos ambientais e suas implicações na descarbonização. Os participantes discutiram maneiras de aprimorar o entendimento sobre os impactos econômicos das mudanças climáticas, além de promover soluções sustentáveis que possam ser aplicadas tanto no âmbito fiscal quanto ambiental.
O evento reforçou a importância da colaboração entre diversas esferas de governo, organizações internacionais e especialistas para garantir um futuro mais sustentável e resiliente, alinhado às diretrizes de preservação ambiental e à responsabilidade fiscal pública.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia esteve representado nesse seminário pelo Comandante Geral CEL BM NIVALDO DE AZEVEDO FERREIRA , reafirmando o compromisso da instituição com as políticas ambientais que visam minimizar riscos de desastres naturais e garantir a segurança da população rondoniense.