
A reunião do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, constituído por membros de diversos órgãos e entidades governamentais, foi realizada na última terça-feira (28) no auditório do Centro Político-Administrativo do Estado de Rondônia (CPA).
Na ocasião, o comitê discutiu as demandas e metas para o ano de 2025 e realizou as tratativas para a criação do Plano de Ação de Adaptação Climática para o estado de Rondônia. O Plano apresentará as demandas que nortearão as ações do comitê para os próximos anos. Durante os debates, foram tratadas as estratégias para fortalecer a adaptação e mitigação das mudanças climáticas no estado, considerando a vulnerabilidade de diversas regiões aos impactos de secas, alagamentos e outros eventos extremos.
Outro ponto fundamental abordado na estruturação deste Plano foi o foco na preservação ambiental, resiliência das comunidades e segurança hídrica, tendo em vista que o mesmo também servirá para orientar políticas públicas de longo prazo e promoção da integração entre os diversos setores que compõem o comitê, alinhando-se às estratégias nacionais e internacionais de combate às mudanças climáticas.
De acordo com o CEL BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, Presidente do Comitê Gestor e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, o trabalho conjunto entre as entidades é essencial para o sucesso das ações. Destacou que “É fundamental que todos os setores trabalhem em sinergia para construir um futuro mais seguro e sustentável para os cidadãos rondonienses. A adaptação às mudanças climáticas não é uma tarefa de um único órgão, mas um esforço coletivo para garantir que o estado esteja preparado para enfrentar os desafios do futuro”.
O Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas foi instituído por meio do Decreto nº 28.613, de 28 de novembro de 2023, e reúne membros de diferentes instituições, entre elas a Casa Civil, Governadoria, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Caerd, Sedam, Sefin, Sepog, Seagri, Secom, Emater, Idaron, Agevisa, Sedec, Seas, Seosp, SEJUS, Seduc, Sesau, DER, Supel, Soph – Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado, Setic, e a Superintendência Estadual do Indígena, além do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).