
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), com o apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), promoveu um Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI-300) para Incidentes em Expansão, em Porto Velho-RO.
A segunda edição do curso SCI-300 no Brasil aconteceu em Porto Velho entre os dias 4 e 9 de novembro. O curso é voltado para profissionais de resposta a emergências e mudanças climáticas, com o objetivo de capacitar equipes para atuar em posições de comando em incidentes complexos ou em expansão. Direcionado para quem faz parte de equipes de gerenciamento de incidentes, seja em uma única ou mais instituições.
Neste ano, o curso contou com duas novas turmas, com duração de 3 dias cada, sendo organizado pelo Ibama/Ceneac (Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas), em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), com apoio da USAID Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Rondônia (CBM/RO), fortalecendo a capacidade de resposta do Brasil a emergências ambientais. Contou com instrutores brasileiros e internacionais.
Na última edição, realizada em Tamandaré/PE, em dezembro de 2023, 60 pessoas foram qualificadas, incluindo equipes do Ibama, Funai, ICMBio, Corpo de Bombeiros, voluntários e USFS. O curso abordou o uso do Sistema de Comando de Incidentes, uma ferramenta essencial no gerenciamento de eventos e emergências, como enchentes, incêndios florestais e outros.