
Visando padronizar e integrar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e às queimadas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO) realizou, na quinta-feira, 17 de julho, uma reunião de alinhamento com diversos órgãos estaduais e municipais. O encontro ocorreu na Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em Porto Velho.
A iniciativa partiu da necessidade de estabelecer canais de comunicação mais céleres e eficazes entre o Estado e os Municípios, visando maior efetividade nas operações desenvolvidas pela corporação durante o período de estiagem.

Estiveram presentes na reunião o Subcomandante Geral do CBMRO e Comandante de Incidentes, Cel BM Ribeiro; equipe responsável pelo planejamento do SCI; representantes da Força Nacional, como o Tenente Julião; da SETIC, Gabriel Carijo; da SEMA, o secretário adjunto Renato Muzzolon Jr.; da Defesa Civil Municipal, Dr. Marcos Berti.
A reunião contou com participação presencial e virtual dos representantes das instituições convidadas, entre elas a SEDAM, SEMA, SETIC, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal e os militares atuantes no Sistema de Comando de Incidentes. Durante o encontro, foi apresentada a dinâmica operacional da Operação Verde Rondônia (OVR), que está em curso desde março, quando se iniciou a fase de prevenção.

Além disso, foram demonstradas duas ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas pela OVR para o monitoramento dos focos de calor: o sistema Sentinela e o Geoportal do Estado, ambos fundamentais para a rápida identificação e resposta aos incêndios nesta época do ano.
Como encaminhamento, ficou definido que as reuniões de alinhamento com os órgãos parceiros ocorrerão quinzenalmente, para atualização de dados e estratégias de atuação conjunta, fortalecendo a integração e promovendo maior agilidade nas ações de enfrentamento às queimadas em todo o território rondoniense.