
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realiza o Curso de Combate ao Incêndio Florestal (CCIFA 2025), voltado à capacitação e especialização de bombeiros militares que atuam na prevenção e combate a incêndios florestais e em operações integradas de resposta a incidentes ambientais.
Idealizado para atender às demandas específicas da região amazônica, o curso foi desenvolvido com enfoque nos procedimentos voltados à segurança pública, defesa civil e preservação do meio ambiente. A formação é estratégica diante dos desafios enfrentados no período crítico de estiagem, quando os focos de incêndio e o desmatamento se intensificam na região.
Com carga horária total de 370 horas-aula, o CCIFA 2025 está estruturado em dois módulos: Educação a Distância (EaD) e presencial. O módulo EaD teve início no dia 22 de abril e segue até 30 de abril. Já o módulo presencial teve início nesta quarta-feira, 1º de maio, no município de Porto Velho, reunindo bombeiros militares de diferentes estados da Amazônia Legal.

Além de qualificar o efetivo operacional, o curso reafirma o compromisso institucional do CBMRO com a proteção da floresta amazônica e com a preparação de profissionais aptos a enfrentar situações complexas em ambientes de vegetação densa e de difícil acesso.
Como parte da solenidade de abertura do curso, foi realizada a entrega de uma lembrança institucional a autoridades que têm contribuído significativamente para o fortalecimento da cooperação entre os estados e o avanço das políticas de proteção ambiental. Serão homenageados:
- Coronel Ribeiro, Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO);
- Cel BM Felipe Bernardo Vital – Secretário de Estado de Segurança Pública do Estado de Rondônia.
- Maj Marcio – Comandante do GOA
- Ten Cel BM Furukawa – Diretor de Atividades Técnicas
- 1º Ten BM Graziele Azevedo – Monitora do Curso CCIFA em RO

Mais do que uma ação de capacitação técnica, o CCIFA 2025 simboliza a união de forças em prol da vida, da floresta e do futuro do planeta. Ao preparar equipes para agir com eficiência, estratégia e responsabilidade ambiental, o Brasil demonstra seu comprometimento com as metas climáticas globais, entre elas, a redução de 48% das emissões de gases de efeito estufa ainda em 2025.
Com essa iniciativa, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia contribui de forma decisiva para a formação de uma força-tarefa preparada e integrada, pronta para proteger a maior floresta tropical do mundo com excelência, técnica e responsabilidade ambiental.
