
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) realizou, no Balneário Rio Preto, um ciclo de oficinas voltadas ao aperfeiçoamento técnico de mergulhadores da corporação. A ação, que integrou a programação do treinamento de mergulho operacional, contou com a participação de militares especializados e foi conduzida sob rigoroso controle de segurança.
Ao todo, foram montadas quatro oficinas práticas, abrangendo técnicas essenciais para atuação em ocorrências aquáticas. A primeira delas abordou cálculo de autonomia, taxa de consumo na superfície (TCS) e mergulho repetitivo, ministrada na área de praia pelo Tenente-Coronel Clivton e pelo Sargento Magnos. Já na margem direita do balneário, onde a profundidade chega a 6 metros, foi realizada a oficina de busca de objeto submerso com técnicas de varredura, conduzida pelos Sargentos Tapajós, M. Andrade e o Cabo L. Silva.
No centro do lago, em área com aproximadamente 12 metros de profundidade, o foco foi na reflutuação de objeto submerso com o uso de Lift Bag. Essa oficina foi ministrada pelo Tenente Pontes e pelos Sargentos Éder e Lemos. Por fim, na margem esquerda do balneário, os militares participaram da oficina de alagamento e desalagamento da máscara Full Face, orientada pelo Sargento Ivan e pelo Cabo Ismalen.
“Estamos comprometidos com a constante evolução das habilidades de nossa equipe, para que possamos atuar com excelência e garantir a segurança da população em todas as situações de emergência.” — Coronel Guedes.
As atividades foram desenvolvidas em duplas de mergulhadores (cangas), com revezamento entre as oficinas, garantindo que todos os participantes pudessem passar por todas as instruções práticas. Toda a operação foi supervisionada de forma integral pelo Coronel Guedes e pelo Tenente-Coronel Clivton, com apoio de uma Unidade de Resgate com socorristas de prontidão para atender eventuais emergências.
Durante o treinamento, foi observado o alto nível de desempenho dos participantes, que puderam aplicar tanto conhecimentos técnicos básicos como montagem do equipamento e compensação quanto habilidades avançadas, como o uso da máscara Full Face, técnicas de busca submersa e reflutuação. Também houve momentos de troca de experiências entre os mergulhadores, contribuindo para o aprimoramento contínuo das técnicas operacionais.
Apesar do sucesso da operação, foi identificada a necessidade de ampliação da quantidade de coletes equilibradores disponíveis. A quantidade de cilindros foi considerada suficiente, porém com recomendação de uso consciente do ar respirável, já que não há, atualmente, uma cascata móvel para reabastecimento no local.
O CBMRO segue firme em seu compromisso de investir na capacitação de seus militares, com treinamentos especializados que garantem mais segurança e eficiência nas operações de resgate e salvamento aquático em todo o estado de Rondônia.
