
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia concluiu a quinta e última Etapa do Curso de Formação de Brigadistas Florestais 2025. Ao todo, 920 agentes foram capacitados para atuar na prevenção e no combate a queimadas ilegais e incêndios florestais em todo o território rondoniense.
Em parceria com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) dos 52 municípios rondonienses, realizou o Curso de Formação de Brigadistas Florestais Civis.
Este curso visou formar, aperfeiçoar e qualificar brigadistas em várias regiões como por exemplo: Ministro Andreazza, Itapuã do Oeste, São Francisco do Guaporé-RO, Governador Jorge Teixeira, Nova Mamoré, Alto Paraíso, Chupinguaia, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Cacaulândia, Primavera de Rondônia, Cabixi e Porto Velho. Assegurando que as equipes locais estejam bem preparadas para a temporada de incêndios.
Realizado em cinco etapas, o curso teve início no mês de fevereiro e seguiu até o início de abril. A 1ª etapa ocorreu de 17 a 21 de fevereiro, com 389 participantes; a 2ª, de 10 a 14 de março, capacitou 145 pessoas; a 3ª, entre 17 e 21 de março, contou com 108 alunos; a 4ª, de 24 a 28 de março, formou mais 170 brigadistas; e a etapa final, entre 31 de março e 4 de abril, concluiu a formação de mais 108 agentes.
Com aulas teóricas e práticas, os participantes receberam instruções sobre técnicas de combate direto e indireto ao fogo, segurança nas operações, primeiros socorros, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), navegação por GPS, entre outros conhecimentos essenciais para atuar em cenários críticos de queimadas.
O curso de formação de brigadistas florestais faz parte do plano de ações preventivas do Governo de Rondônia, executado pelo CBMRO visando a Operação Verde Rondônia 2025.Em parceria com órgãos ambientais e instituições de ensino. A iniciativa visa preparar a estrutura do estado para responder de forma rápida e eficaz aos desafios impostos pelo período de seca, que geralmente se intensifica entre os meses de junho e outubro. Com o encerramento desta etapa de capacitação, Rondônia conta agora com 920 novos brigadistas prontos para proteger o meio ambiente e a vida das pessoas.







