
67 bombeiros militares disputam 40 vagas no Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) concluiu, nos dias 03/04 e 05 de abril de 2025, as etapas do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidade Específica (THE) referentes ao processo seletivo para o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF/2025). Ao todo, 67 bombeiros militares se inscreveram para concorrer às 40 vagas ofertadas sendo 6 destinadas a oficiais e 34 para praças.
Voltado exclusivamente ao efetivo do CBMRO, o curso é parte da política de valorização profissional e qualificação técnica da corporação, especialmente para o enfrentamento das queimadas em Rondônia. O CPCIF testa não apenas os limites físicos dos candidatos, mas também sua resistência emocional e capacidade de operar sob condições extremas.
A ordem de classificação obedece aos seguintes critérios:
- Menor tempo na caminhada de 5km (THE);
- Menor tempo na corrida de 12 minutos (TAF);
- Maior antiguidade na hierarquia Bombeiro Militar.
A Comissão Aplicadora, designada pelo Comandante-Geral do CBMRO, será responsável por encaminhar à Coordenadoria de Educação, Ensino e Instrução (CEEI), até as 16h do dia 2 de abril, a ATA contendo os resultados e os índices obtidos nas etapas físicas.
Além disso, os candidatos foram submetidos à Inspeção de Saúde. Os resultados, com indicação de “apto” ou “inapto”, devem ser encaminhados à CEEI por meio de ata até às 16h do dia 14 de abril. Na mesma data, os militares aptos serão oficialmente convocados para o CPCIF/2025, com divulgação no site institucional do CBMRO.
A matrícula dos candidatos aptos em todas as etapas será realizada pela Diretoria de Ensino e Instrução do CBMPA, com publicação nos canais oficiais do CBMRO e do CBMPA.
Com a realização do CPCIF/2025, o CBMRO reforça o compromisso com a preparação técnica dos seus militares para a atuação em um dos principais desafios enfrentados no estado: o combate a incêndios florestais.
