
Em mais uma importante ação de busca e resgate, o papel dos cães treinados se mostra essencial para as situações de emergência tendo em vista que na noite do dia 20 de novembro a equipe do o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia foi acionada para realizar buscas por um idoso que havia fugido do Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho, desaparecendo ao adentrar a mata próxima ao local.
Após o chamado, a equipe de resgate iniciou as buscas com agilidade, mas foi o cão de busca Black, do canil do CBMRO, que desempenhou um papel decisivo na operação. Em menos de 20 minutos, o cão da raça labrador de 5 anos e 3 meses, localizou o senhor Pedro caído ao solo no meio da mata fechada, por volta das 23h45min. O idoso estava extremamente debilitado e não conseguia se manter em pé.

A rápida localização da vítima só foi possível devido à eficácia do trabalho do cão, que, com seu faro apurado e treinamento especializado, conseguiu encontrar o senhor Pedro, que estava em uma área de difícil acesso. Após a avaliação da vítima, a equipe de bombeiros prestou os primeiros socorros, sendo o idoso posteriormente entregue aos responsáveis do hospital, onde ficou sob observação médica.
O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, CEL BM Nivaldo, destacou a importância dos cães de busca nas operações de resgates realizadas pela corporação. “A atuação dos cães tem sido fundamental para o sucesso das nossas missões. Com o trabalho desses animais, conseguimos realizar buscas de forma mais eficiente e ágil, proporcionando uma resposta rápida à sociedade em momentos de emergência”, afirmou ele.
Black, que pertence ao canil do CBMRO desde 2019, é o primeiro cão certificado e operativo da corporação pela Liga Brasileira de Bombeiros (Ligabom). Ele já acumulou mais de 35 atendimentos de resgates com sucesso, sendo um grande aliado nas operações de busca e salvamento em Rondônia. A capacidade de Black de localizar vítimas em condições adversas tem sido essencial para a efetividade das missões do Corpo de Bombeiros.
