
O Estado de Rondônia recebe entre os dias 23 e 27 de setembro, uma visita técnica da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, visa diagnosticar a situação das regiões de saúde do estado, em resposta aos impactos das condições climáticas adversas.
A comitiva é composta por equipes técnicas integradas de diversas secretarias, incluindo o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Vigdesastres, a Secretaria de Saúde Indígena e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, além da Força Nacional do SUS. O foco é promover ações que integrem a União, os estados e os municípios para a proteção da saúde da população.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia CEL BM NIVALDO, em uma apresentação destacou a relevância da visita ao apresentar as ações do Comitê de Crise Hídrica e as iniciativas da Defesa Civil Estadual diante da escassez hídrica e dos incêndios florestais. “Nosso objetivo é mitigar os riscos à saúde provocados pela estiagem e queimadas, priorizando os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
A programação inclui atividades nos municípios de Vilhena, Ji-Paraná, Porto Velho e Guajará-Mirim. Essas ações são fundamentais para a promoção e proteção da saúde da população rondoniense, visando a redução da morbimortalidade e o fortalecimento das capacidades locais de resposta às emergências climáticas.
A visita técnica representa um passo importante para fortalecer a colaboração entre os diferentes níveis de governo e garantir que as estratégias de saúde pública sejam eficazes e abrangentes, especialmente em um momento em que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais evidentes.
