
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia com autorização do Governo do Estado de Rondônia envia militares para apoio em cooperação à missão denominada Tamoiotatá, uma operação conjunta para o combate a incêndios florestais que está em andamento no estado vizinho do Amazonas. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Companhia de Gestão de Emergências e Prevenção de Desastres (CEGEPRON), evidenciando o compromisso das forças de segurança em proteger o meio ambiente e garantir a segurança das populações afetadas.

A missão Tamoiotatá se desdobra em várias fases e tem como principal objetivo a contenção e extinção de incêndios florestais nos municípios de Humaitá, Boca do Acre e Lábrea, no estado do Amazonas. O CBMRO entra nessa operação com a finalidade de apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas na luta contra as chamas que ameaçam a rica biodiversidade e as comunidades locais da região amazônica.

Para enfrentar esse desafio, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia disponibilizará uma equipe de 20 combatentes altamente treinados e especializados em combate a incêndio florestal que estarão atuando na missão durante um período de 30 dias. Esses profissionais irão operar em conjunto com as equipes locais, empregando medidas de combate ao fogo que incluem técnicas avançadas de contenção e estratégias para evitar a propagação dos incêndios.

A integração entre Corporações dos dois estados e o suporte da SENASP e CEGEPRON são fundamentais para a eficácia da missão. O CBMRO, com sua experiência e recursos, contribuirá para a implementação de operações eficazes, garantindo que a resposta ao incêndio seja ágil e bem coordenada. O empenho dos combatentes reflete o compromisso da instituição com a preservação ambiental e a proteção das comunidades em risco. A colaboração interinstitucional é essencial para enfrentar desafios dessa magnitude e reforça a importância da união de esforços em prol de um objetivo comum.

Além das ações de combate direto aos incêndios, a missão Tamoiotatá visa oferecer suporte às populações afetadas, minimizando os impactos dos incêndios e contribuindo para a recuperação das áreas devastadas. A presença dos bombeiros de Rondônia será um reforço significativo no enfrentamento das adversidades e na recuperação das áreas afetadas.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia reafirma seu compromisso com a segurança e proteção do meio ambiente e agradece a colaboração e apoio da SENASP e CEGEPRON nessa importante missão. “Juntos estamos fortalecendo a capacidade de resposta e promovendo um futuro mais seguro e sustentável para todos”.,enfatizou o CEL BM NIVALDO DE AZEVEDO FERREIRA, Comandante-Geral do CBMRO.
