Na última segunda-feira, 05 de agosto de 2024 uma importante operação de cooperação internacional foi realizada pelo CBMRO em resposta a um incêndio de grandes proporções que devastou uma loja de departamentos no mercado Municipal de Guayaramerín, Bolívia, nas proximidades da fronteira com o Brasil. O alerta para o incêndio foi recebido através do número de emergência 193. Diante da magnitude da situação e da necessidade urgente de uma resposta rápida, o comando da unidade repassou o caso ao Comandante-Geral, CEL BM NIVALDO DE AZEVEDO FERREIRA que decidiu enviar uma equipe de militares com uma viatura ABT (Auto Bomba Tanque) para prestar auxílio.

A corporação acionada, composta por diversos profissionais do CBMRO, foi transportada para o lado boliviano com o apoio de uma balsa da Marinha Boliviana, após a devida autorização dos órgãos brasileiros, como a Alfândega, a Polícia Federal e a Receita Federal. Esta coordenação interagências garantiu a entrada eficiente da equipe no país vizinho. Ao chegar ao local do incêndio a equipe foi recebida e guiada por militares da Polícia Boliviana. A proporção do incêndio já era significativa, e as equipes locais, juntamente com as de aeroporto, já estavam em ação para conter as chamas. A equipe brasileira se integrou aos esforços existentes, contribuindo para o resfriamento das áreas afetadas e auxiliando em outras necessidades emergenciais.

A colaboração entre as forças foi eficaz, a parte brasileira trabalhou em estreita cooperação com os bombeiros e autoridades bolivianas. Com o avanço dos trabalhos, o fogo foi controlado e a necessidade da presença brasileira foi reduzida. As tropas locais assumiram a responsabilidade final pela gestão do incidente, continuando com o monitoramento e finalização das atividades. Após a conclusão do combate,um oficial brasileiro permaneceu no local para obter informações adicionais e apoiar as autoridades locais. Todo o sobreaviso foi acionado para assegurar a continuidade do atendimento às ocorrências na cidade de origem.

Esta operação não só exemplifica o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia com a assistência em situações de emergência, mas também ressalta a importância da cooperação internacional em casos críticos. A integração e o trabalho conjunto com as forças de segurança e bombeiros de outros países são essenciais para enfrentar desafios de grande escala e proteger vidas e bens. A ação recebeu a colaboração e autorização do governo do estado de Rondônia, refletindo o apoio institucional para missões que transcendam fronteiras e demonstrando a solidariedade e eficácia das operações de emergência.