CBMRO - DICAS DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO CORRETA DE MÁSCARAS

AGEVISA

Durante a Operação Fase 03, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, neste dezembro, na capital, constatou-se que a população ainda precisa ter a plena conscientização que pode ajudar na prevenção quanto a  contaminação do Covid-19.

Atitudes como circular em ambientes públicos ou na presença de outras pessoas sem a utilização de máscara aumenta consideravelmente o risco de contaminação, colocando em risco a vida do próprio indivíduo e para os demais que estão próximos.

O Decreto N° 24.961, de 17 de abril de 2020, sendo o primeiro a trazer o uso obrigatório de máscara para o cidadão ao sair de sua residência, conscientizando-se da higienização necessária, do distanciamento social além de outras providencias para conter a disseminação do Covid-19. O seu descumprimento acarreta a aplicação de multa, conforme previsão legal.

São orientações básicas:

Importante higienizar as mãos antes de colocar a máscara;

A mesma deverá ser colocada no rosto, de forma a proteger nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;

Não é recomendado tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;

É necessário realizar a troca da máscara caso ela fique molhada ou suja;

Higienize novamente as mãos antes de tirar a máscara;

Retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato a parte frontal, realize nova higienização das mãos com água e sabão ou solução alcoólica de ao menos 60% de concentração.

O Corpo de Bombeiros Militar salienta a importância de se observar tais orientações para que a população não se contamine. A  correta utilização da máscara, diminui a chance de contágio, e se mostra muito eficiente, porque aumentam as barreiras de proteção contra o vírus, diminuindo assim a sua proliferação.

espirro

TEXTO: ASP OF BM VIVIANE / DCS RO

FOTOS: AGEVISA / REVISTA GALILEU

 

LEIA MAIS: