CBMRO E MPRO DEBATEM CRISE HÍDRICA NO ESTADO

IMG-79415d23-23ad-4373-9939-a74f1e5cd8b6-WhatsApp_Image_2024-01-30_at_12.41.53.jpeg

Na manhã de terça-feira, dia 30 de janeiro, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, Coronel BM Nivaldo de Azevedo, acompanhado do Coordenador de Planejamento e Orçamento, Coronel BM Wândrio Bandeira dos Anjos, visitou o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, Ivanildo de Oliveira. O encontro abordou a crise hídrica em Rondônia, que levou à decretação de estado de emergência em dezembro do ano passado, e discutiu a criação de um Comitê para monitoramento e tomada de decisões. O Comandante-Geral buscava apoio do Ministério Público, juntamente com outras instituições, para colaborar no enfrentamento da crise.

A reunião destacou a preocupação com a baixa frequência das chuvas na região, resultando na redução da capacidade das bacias e lençóis freáticos. O segundo ano do fenômeno El Niño em 2024 amplia a apreensão, com a expectativa de sua diminuição a partir de junho. O Comandante do Corpo de Bombeiros fundamentou seus dados nos boletins meteorológicos da ANA, Censipan e INPE, enfatizando a importância da antecipação dos órgãos para preparar os municípios diante das possíveis respostas necessárias.

O Procurador-Geral de Justiça assegurou a participação do Ministério Público de Rondônia no Comitê de Crise Hídrica, nomeando membros, incluindo o Coordenador do GAEMA, Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, e os Promotores de Justiça Naiara Ames de Castro Lazzari, Bruno Ribeiro de Almeida e Pedro Colaneri Abi-Eçab.

LEIA MAIS: