CBMRO E NOA/SESDEC RESGATAM HOMEM PERDIDO EM SELVA

1.resgate em ação 1

 

No dia 7 de setembro de 2023, o quartel do 1Âș SGB/5Âș GBM recebeu a solicitação de busca de um senhor de 64 anos. O indivĂ­duo e outros trĂȘs homens foram para Campo Novo de RondĂŽnia, na regiĂŁo do Pico do TracoĂĄ. Ao retornarem, a vĂ­tima apresentou problemas de saĂșde que o impossibilitavam de retornar andando.

 

O retorno caminhando pela mata levaria em torno de 4 dias. Diante disso, um dos amigos marcou as coordenadas geogrĂĄficas em seu GPS e pediu que o desaparecido ficasse naquele local enquanto os outros buscariam recursos para resgatĂĄ-lo. ApĂłs contactarem o Corpo de Bombeiros Militar, este acionou o NĂșcleo de OperaçÔes AĂ©reas - NOA/SESDEC para dar apoio com o suporte aĂ©reo. A equipe do NOA deslocou uma equipe de busca juntamente com o senhor que registrou as coordenadas e serviria de guia para o municĂ­pio de Campo Novo, o local mais prĂłximo para prestar o suporte aĂ©reo.

 

No município, a equipe levou os militares responsåveis pela busca até um local próximo dos pontos marcados, pois havia uma possibilidade de o senhor ter retornado e estar naquele local, uma cachoeira, onde poderia ser feito o resgate de imediato.

 

Equipe de resgate

 

No entanto, no primeiro dia, o helicóptero não conseguiu deixar a equipe exatamente no local, deixando-os a 2 km a jusante da cachoeira, uma vez que o horårio estava avançado. Assim, os militares precisaram pernoitar na mata. No segundo dia, por volta das 9h, chegaram na cachoeira, porém o desaparecido não se encontrava no local. Aproximadamente duas horas depois, a equipe de busca e salvamento foi exfiltrada.

 

Os militares voltaram para Campo Novo, onde foi feito o replanejamento das buscas, e contato com a equipe do Canil de Porto Velho e a equipe do Grupamento de OperaçÔes AĂ©reas - GOA. No dia 09 de setembro, os Bombeiros militares de Busca e Salvamento juntamente com o cĂŁo de busca Black deslocaram-se para Campo Novo. JĂĄ no municĂ­pio, o NĂșcleo de OperaçÔes AĂ©reas - NOA/SESDEC, realizou o apoio aĂ©reo da equipe de busca. Por volta das 16h, deu-se inĂ­cio ao deslocamento para o ponto onde supostamente estaria a vĂ­tima. ApĂłs um percurso de 7 km, devido ao avançar do horĂĄrio, fez-se necessĂĄrio montar acampamento e realizar o pernoite.

 

No dia seguinte, após 2,2 km, o cão K09 Black localizou a vítima. A aeronave sobrevoou a årea no horårio combinado, e foi feita a extração da vítima e toda a equipe. O desaparecido foi o primeiro a ser resgatado por meio aéreo e passou pelos cuidados médicos antes de ser entregue à família. Toda a parte de extração da equipe terminou por volta das 15h.

 

equipe de resgate e desaparecido 1

 

LEIA MAIS: