OVR: NÚMERO DE INCÊNDIOS DIMINUI NO ESTADO

OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA

 

A Operação Verde Rondônia (OVR) integra a operação “Guardiões Do Bioma”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais, principalmente na Amazônia, Cerrado e Pantanal. Tem como foco de atuação todos os estados do país que nesse período sofrem com as queimadas, sejam elas naturais ou causadas pelo homem, através principalmente de atividades criminosas que levam a destruição de nossa fauna e flora. Seu principal objetivo é reduzir o risco de desastres relacionados a incêndios florestais e suas consequências ao meio ambiente.

Os impactos da OVR já podem ser observados ao analisar o comparativo deste ano e do ano anterior. O número de incêndios de janeiro a agosto de 2022 foi de 1.635, e em 2023, 1.262. Observamos, também, que as ações preventivas, o número de multas aplicadas, o número do efetivo e, consequentemente, o número de áreas atendidas são alguns dos fatores que podem ter influenciado a diminuição do número de eventos de incêndio.

 

1 Eventos de Incêndios

2 Focos de Calor

 

Observa-se que desde 2021, o número de ações preventivas é inversamente proporcional ao número de eventos de fogo combatidos. Isso porque tem sido registrado um declínio no número de incêndios combatidos, ao passo que o número de ações preventivas tem aumentado.

 

3 Comparativos de Eventos de fogo e prevenções 2022 e 2023

 

O transporte do efetivo tem sido feito por meio terrestre e aéreo. Em locais mais remotos, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) tem sido de extremo valor, pois o transporte aéreo reduz significativamente o tempo de deslocamento. A cada quinze dias, há a troca do efetivo; os soldados do fogo que estavam em ação nas bases voltam para suas casas e um novo grupo é enviado.

 

4 Grand Caravan EX Avião do GOA CBMRO

 

Este deslocamento é feito através do Grand Caravan EX, que tem capacidade para nove pessoas e é responsável pelo transporte da tropa e equipamentos utilizados no combate aos incêndios. A aeronave foi doada ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em 2018 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Fundo da Amazônia, voltado a apoiar e proteger o bioma brasileiro.

 

5 Grand Caravan no hangar do GOA CBMRO

 

Nesta manhã, 01 de setembro de 2023, houve a troca do efetivo da base de Nova Dimensão. O voo, que saiu de Porto Velho às 11h, levou sete Bombeiros Militares que ficarão 15 dias na base do distrito, prontos para atuarem na Operação Verde Rondônia.

 

6 Tripulação ruma à Nova Dimensão Base OVR

 

 

LEIA MAIS: