“OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA” É LANÇADA PELO GOVERNO PARA COMBATER INCÊNDIOS FLORESTAIS EM ÁREAS COM MAIOR INCIDÊNCIA DO ESTADO

 

Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM), lançou nesta quinta-feira (23) a “Operação Verde Rondônia” para o combate aos incêndios florestais nas sete regiões que registram maiores focos de calor no Estado.

O evento iniciou com a reunião do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, onde se fizeram presentes os órgãos: Coordenador Estadual de Defesa Civil, Batalhão de Polícia Ambiental, SEDAM, Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia, IDARON, SEOSP, Energisa-RO, Capitania Fluvial de Porto Velho, Base Aérea de Porto Velho, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho, INCRA, SIPAM, CENSIPAM, EMATER-RO e ICMBio.

O CEL BM Tadeu Sanchez Pinheiro -
realizou a apresentação da Operação Verde Rondônia 2022, com uma breve explanação dos resultados e atividades desenvolvidas no ano de 2021, como a diminuição de 14% no índice de focos de calor em comparação com o ano de 2020, e também ressaltou a importância da continuação da implantação das
Brigadas neste ano, além da apresentação do cronograma e atividades a serem desenvolvidas. Em seguida o
Coordenador Henrique Bernini apresentou o painel do fogo para os membros do Comitê, demonstrando a forma de monitoramento e manuseio.

A “Operação Verde Rondônia” terá início com o curso de nivelamento realizado pela Força Nacional de Segurança Pública, no período de 04 a 08 de julho sob o comando do CBM e dia 11 de julho acontecerá a implantação da Brigada de Proteção contra Incêndio Florestal (BPCIF) com apoio da Sesdec e da Sedam, além do Grupo de Operações Aéreas (GOA) do CBM e do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Sesdec, Policia Ambiental da PMRO. O encerramento da operação será em meados em novembro.

As equipes vão estar concentradas nas regiões do distrito de linha 28 (Nova Mamoré), distrito de União Bandeirantes (Porto Velho), Vila de Samuel (Candeias do Jamari), Cujubim, distrito de Rio Branco (Buritis), Seringueiras, Alta Floresta e que detém o maior número de focos de calor em Rondônia.

O Corpo de Bombeiros Militar, que ficará no comando da “Operação Verde Rondônia”, está presente em 15 municípios do Estado, e de acordo com o Comandante-geral do CBM, Cel. BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, montará mais 07 bases avançadas, compostas por 10 bombeiros militares e 4 policiais ambientais “essa operação será uma resposta efetiva e bem executada pelo CBM e terá um reforço com emprego diário de 98 militares.

ESTRUTURA 

Em termos de estrutura serão utilizadas 35 viaturas peracionais do Corpo de Bombeiros e 02 aeronaves, além do efetivo da Força Nacinal de Segurança Pública, Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PM) e da própria Polícia Militar. O principal objetivo é reduzir as ocorrências de degradação ambiental por uso de fogo. Os equipamentos utilaizados são: viaturas de combate a incêndios florestais, munidos de abafadores, bombas costais, sopradores, atomizadores, moto bombas com esguichos, GPS, kits APH básico entre outras ferramentas de proteção individual.

PREVENÇÃO

O Comandante-geral alerta a população que nesse período evite realizar queimadas, pois além da degradação ambiental, as queimadas geram muitas fumaças que provocam problemas respiratórios em nossa pupulação levando o sistema de saúde a uma sobrecarga, e solicita apoio de moradores, que acionanem o bombeiro através do número telefonico 193.

 

WhatsApp Image 2022 06 23 at 09.45.24

WhatsApp Image 2022 06 23 at 10.19.17

WhatsApp Image 2022 06 23 at 11.27.05

 

LEIA MAIS: