SAIBA MAIS SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

O que Ă© CoronavĂ­rus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecçÔes respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Período de incubação - é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias

Sintomas mais conhecidos até o momento são: Febre, Tosse, Dificuldade para respirar.

O MinistĂ©rio da SaĂșde orienta cuidados bĂĄsicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecçÔes respiratĂłrias agudas, incluindo o coronavĂ­rus. Entre as medidas estĂŁo:

  • Lavar as mĂŁos frequentemente com ĂĄgua e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se nĂŁo houver ĂĄgua e sabonete, usar um desinfetante para as mĂŁos Ă  base de ĂĄlcool.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mĂŁos nĂŁo lavadas.

  • Evitar contato prĂłximo com pessoas doentes.

  • Ficar em casa quando estiver doente.

  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

  • Limpar e desinfetar objetos e superfĂ­cies tocados com freqĂŒĂȘncia.

Profissionais de saĂșde devem utilizar medidas de precaução padrĂŁo, de contato e de gotĂ­culas (mascĂĄra cirĂșrgica, luvas, avental nĂŁo estĂ©ril e Ăłculos de proteção).

 

Na cidade de Porto Velho, em caso de sintomas do Covid-1 9, Ă© importante entrar em contato com o call center da Prefeitura pelo novo nĂșmero

0800 647 5225. Nos demais municĂ­pios, acesse o Disque Corona:

TELEFONES SECRETARIA E VIGILANCIA RONDONIA CBMRO

 

SAUDACAO CBMRO CORONAVIRUS

 corona virus infografico

 

 

Fonte:MinistĂ©rio da SaĂșde

LEIA MAIS: