DICAS DE SEGURANÇA - VAZAMENTO DE GLP

O gås de cozinha é item essencial no dia a dia da dona de casa, do pai de família, do empresårio, do comerciante, entre tantas outras pessoas que utilizam esse produto, fonte de energia para os lares brasileiros. Também conhecido como Gås Liquefeito de Petróleo (GLP), a botija é composta por uma mistura de gases derivados do petróleo, e por ser altamente inflamåvel deve ser manuseada corretamente.

O manuseio incorreto ou a falta de atenção propiciam em graves acidentes domĂ©sticos, explica Marcio Paiva, Aspirante Ă  Oficial do 1Âș Grupamento do Corpo de Bombeiros de RondĂŽnia. Segundo ele, existe o mito de que a botija de gĂĄs explode em casos de vazamentos, quando na verdade a explosĂŁo ou incĂȘndio foi causado por outros fatores.

“Este ano tivemos 36 ocorrĂȘncias com vazamento de gĂĄs de cozinha. Em sua maioria por manuseio incorreto da botija. Prontamente nossas equipes, atravĂ©s do 193 (Serviço de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia),  conseguem lidar com a situação. Mas Ă© preciso adotar medidas de segurança”, alertou.

Segundo Paiva, quando hå vazamento de gås, não é a botija que explode, mas sim o ambiente, que por estå tomado pelo gås, ao entrar em contato com qualquer faísca, ou energia elétrica, acaba gerando uma grande explosão.

Um caso recente que estĂĄ sendo investigado aconteceu em Porto Velho em agosto deste ano. Ao entrar em casa, um idoso sem saber do possĂ­vel vazamento de gĂĄs teria acendido a luz, e a casa sofreu uma grande explosĂŁo sentida por moradores prĂłximos Ă  casa atingida. O idoso de 74 anos morreu com o desabamento da estrutura e uma criança de oito anos ficou ferida.

Segundo o Aspirante, ao notar um possível vazamento de gås, a recomendação é abrir portas e janelas para que o ar possa sair, não acender luzes nem qualquer aparelho ligado à energia e ainda chamar os órgãos de segurança.

“Em muitos casos o vazamento de gĂĄs tambĂ©m ocorre devido Ă  qualidade da mangueira que pode estar vencida, danificada ou com irregularidades. Um teste fĂĄcil de saber para verificar se hĂĄ vazamento de gĂĄs Ă© misturar uma pequena quantidade de sabĂŁo em pĂł com ĂĄgua e jogar entre a botija e o registro, se sair bolhas de ar Ă© porque hĂĄ vazamento”, explicou.

 

DICAS DE SEGURANÇA

 

Antes de tudo, a recomendação é sempre fazer a instalação correta da botija de gås, buscando botijas e mangueiras de qualidade, verificando sempre a validade dos produtos. Armazenar o gås em locais ventilados, e nunca passar a mangueira por trås do fogão. Em caso de vazamento fechar o registro do gås e deixar a ventilação natural entrar. Não colocar a botija próxima a locais que possam propiciar chamas ou faíscas (tomadas, interruptores) e sempre procurar ajuda profissional, acionando o 193 .

“Essa prevenção Ă© importante para evitar acidentes. TambĂ©m realizamos um trabalho educativo por meio de palestras e orientaçÔes para que mais pessoas saibam como manusear corretamente a botija de gĂĄs, afim de evitar graves acidentes”, finalizou.

Bombeiros Cuidados no manuseio do gås de cozinha 11.11.19 Foto Daiane Mendonça 13 570x376

Bombeiros Cuidados no manuseio do gås de cozinha 11.11.19 Foto Daiane Mendonça 5 870x578

 

EM CASO DE VAZAMENTO DE GÁS SEM A PRESENÇA DE FOGO
1. Acione o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone 193;
2. Isole toda a ĂĄrea;
3. Não mexa nos interruptores de energia e nem permita que alguém o faça;
4. Abra portas e janelas para arejar o ambiente;
5. Se houver segurança, aproxime-se do botijão, feche a vålvula do registro, carregue-o para fora do recinto colocando-o em local arejado;
6. Mantenha o arejamento do recinto até este ser liberado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

 

EM CASO DE VAZAMENTO DE GÁS COM A PRESENÇA DE FOGO
1. PERIGO, acione o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone 193;
2. Retire as pessoas do local;
3. Se tiver extintor disponĂ­vel, utilize o de PĂł QuĂ­mico Seco (PQS);

Fonte: http://www.rondonia.ro.gov.br

LEIA MAIS: