VILHENA - ESTÁGIO DE SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA DE SELVA DOS MILITARES MIRINS

Nos dias 01, 02 e 03 de novembro do corrente ano, foi realizado o Estágio de Sobrevivência na Selva dos Militares Mirins do Corpo de Bombeiros Militar (Vilhena) e Polícia Militar (Colorado, Cerejeiras e Pimenteiras).

O estágio teve início com uma marcha de 8 Km e foi realizado em Colorado D’oeste com saída do quartel da PM local até a Chácara do Adalto, um ambiente propício para a realização das atividades de selva que possibilitou melhor aproveitamento no aprendizado e condições de aplicar as instruções aos militares mirins. O total de alunos das quatro cidades ultrapassou duzentos.

A coordenação geral contou com um corpo de voluntários das entidades militares já mencionadas além do Exército Brasileiro. Diversas instruções foram ministradas pelo Subtenente Eduardo (Cmt do TG de Colorado) e sua equipe de atiradores: obtenção e consumo de alimentos de origem animal, obtenção de água e fogo, construção de armadilhas para captura de animais, como reconhecer e proceder diante animais peçonhentos, orientação com bússola e carta terreno, transposição de obstáculos e transposição de curso d’ água, todas ministradas. Os bombeiros militares do 3° GBM (2º Sgt BM Rossendy, 3º Sgt BM Luciano, Cb BM Fernanda, Sd BM Savaris e Sd Bm Ive) ministraram as instruções de alimentos de origem vegetal nativos da selva amazônica, primeiros socorros e transporte de vítima utilizando meios de fortuna. As equipes da Polícia Militar de Colorado D’oeste, Pimenteiras e Cerejeiras realizaram o monitoramento incansável dos participantes além de ministrar as instruções de AVOT (aúdio, visual, olfato e tato). Estas atividades proporcionaram melhor aprendizado, desenvolvendo o espírito de corpo, conduta moral e cívica, companheirismo e obediência, desafiando os militares mirins em todo momento a se superarem e aprimorarem suas habilidades e criatividade.

Ao terceiro dia foi encerrado o estágio de Sobrevivência em Área de Selva, dando destaque aos Militares Mirins que procederam da forma mais completa durante todo o período, valorizando a conduta que desde o início do ano já vem sendo trabalhada e incentivada pelos monitores destes projetos. Em seguida cada grupamento foi conduzido ao seu destino de origem, onde foram recepcionados calorosamente pelos familiares e honrados pelo excepcional desempenho que tiveram nesta atividade tão árdua e tão importante para o desenvolvimento pessoal de cada militar mirim.

bmm vilhena cbmro3

bmm vilhena cbmro2

bmm vilhena cbmro4

bmm vilhena cbmro5

bmm vilhena cbmro7

bmm vilhena cbmro9

bmm vilhena cbmro10

bmm vilhena cbmro11

bmm vilhena cbmro12

bmm vilhena cbmro17

Texto: SD BM Ive

Fotos: CB BM Fernanda e Bombeiro Mirim Karolina

LEIA MAIS: