CBMRO realiza Estagio de Selva para Bombeiros Mirins em Ouro Preto do Oeste/RO

Nos dias 29 e 30 de junho de 2018, ocorreu no municĂ­pio de Ouro Preto do Oeste / RO, o EstĂĄgio de SobrevivĂȘncia na Selva, da 7Âș turma de Bombeiros Mirins. O estĂĄgio em cobertura vegetal de risco teve aproximadamente 48 horas de atividades prĂĄticas.

Os bombeiros mirins, com faixa etĂĄria entre 10 e 14 anos, apresentaram-se prontamente no quartel do Corpo de Bombeiros Militar Ă s 5 horas da manhĂŁ, recebidos pela Coordenação e entĂŁo iniciando o EstĂĄgio. Materiais facilitadores da sobrevivĂȘncia ou que possam causar qualquer tipo de acidente foram retirados das crianças.

Na ĂĄrea de sobrevivĂȘncia, a instrução estreante foi de Transporte de vĂ­timas e Transposição de obstĂĄculos em ĂĄrea de selva, importante para situaçÔes em que um dos integrantes da equipe sofra algum tipo de lesĂŁo que o impossibilite de caminhar. As crianças aprenderam a usar os meios de fortuna para improvisar macas e realizar transporte de pessoas, tanto individual como coletivamente. Em seguida, instrução de Navegação e Orientação, na qual foi ensinado o correto manuseio de bĂșssola e orientação em mata fechada, deslocamento e tĂ©cnicas para prolongar a sobrevivĂȘncia na selva. Posterior Ă  instrução, aprenderam a Obtenção de ĂĄgua e fogo, e alimentos de origem animal e vegetal. Destarte, as crianças foram instruĂ­das sobre a melhor forma de obter itens essenciais para a sobrevivĂȘncia e  construção de abrigos, de como evitar acidentes com animais peçonhentos, selvagens e insetos. A noite, a instrução AVOT (audição, visĂŁo, olfato e tato) encerrou as atividades do primeiro dia de instrução.  O Ășltimo e segundo dia começou com instrução de salvamento em altura, numa descida de aproximadamente 30  metros, com pratica de resgate de vitimas em acidente vertical. E por fim, terminou com instrução de salvamento aquĂĄtico, com as crianças praticando resgatar pessoas em meio liquido, da condução de vĂ­timas e da retirada da ĂĄgua.

 

LEIA MAIS: