BOMBEIROS MILITARES RESGATAM JOVEM INDÍGENA PERDIDO EM FLORESTA

Resgate-Indio-Sgt-Fabricio-Rodrigues-4.jpg

O Grupo de Busca e Salvamento (GBS), do Corpo de Bombeiros  Militar de Rondônia – CBMRO,  foi acionado para  resgatar  um jovem indígena perdido em uma floresta localizada a cerca de 100 km do município de Guajará-Mirim, subindo o rio Mamoré.

Os bombeiros passaram cinco dias, em mata fechada, realizando as buscas para tentar encontrar o jovem. Na operação, houve a ajuda da cadela de busca July, que foi essencial para localizar a vítima. O resgate também contou com o apoio do Exército Brasileiro e do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, que sobrevoou a área à procura da vítima, além disso, cerca de 25 indígenas auxiliaram a equipe de resgate durante a incursão na mata.

Resgate-a-indigena-perdido-20-01-23-foto-Sgt-Fabricio-Rodrigues-02-370x493.jpeg

Ao localizar o jovem, a equipe acionou o NOA para efetuar o resgate, porém, a aeronave encontrou dificuldades para realizar o pouso em razão da mata fechada. Diante disso, foi utilizada uma embarcação do Exército Brasileiro para a locomoção da equipe de busca e da vítima resgatada, de onde foi transportada da aldeia até às margens do rio Mamoré.

O governador do Estado, Marcos Rocha, enfatizou o preparo da equipe envolvida na operação. “Nos últimos anos, o Governo de Rondônia, por meio da Sesdec, tem realizado investimentos voltados às forças de segurança. Prova disso, é que nessa operação de resgate houve o envolvimento de diversas frentes, Corpo de Bombeiros e NOA, que estavam aptos para servir e obtivemos êxito em mais uma ação”, ressaltou.

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, também destacou a atuação das forças. “Além dos investimentos financeiros, há a atualização constante, por meio de cursos, capacitações e treinamentos. “Nós estamos empenhados em garantir que as nossas equipes passem por atualizações a fim de assegurar que estejam preparados e prontos para agir”, finalizou Vital.

 

Texto: Priscila Brasil
Fotos: SGT BM Fabrício Rodrigues

LEIA MAIS: