Rondônia - 19/4/2017 - Noticia
 Guajará-Mirim - Bombeiros realizam parto de gêmeas em viatura a caminho de Porto Velho
As duas crianças e a mãe foram transportadas para o Hospital de Base e passam bem.

Na noite do dia 17 de abril do corrente ano, a equipe de sobreaviso composta pelos Cabos BM Ebert e Diogo foram acionados para realizar o transporte de uma paciente grávida de gêmeas com 36 semanas. As meninas estavam sentadas (parto pélvico), sendo arriscado o parto natural, razão pela qual foram encaminhadas pelo médico de plantão para a cidade de Porto Velho, porém, ao se aproximar da cidade, por volta das 22h, as contrações ficaram mais fortes, aumentando a dilatação, momento em que se pode observar o bumbum do bebê, não tendo outro jeito se não tentar realizar o parto na própria viatura que realizava o transporte.

A enfermeira Eliane Reche, que acompanhava a guarnição, começou o procedimento e conseguiu desvirar o primeiro bebê, que ao sair não chorou. O CB BM Diogo auxiliou fazendo massagem nas costas enquanto a segunda menina nascia ainda envolta no saco amniótico. Ao ouvir o choro das crianças foi um momento de emoção e alívio, pois todos sabiam o risco e as complicações desse tipo de parto para ser realizado dentro da ambulância, em movimento.

O Subgrupamento de Bombeiros Independente realiza por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim o transporte de pacientes graves para Porto Velho. Diante dessa situação percebe-se a importância do bombeiro estar cada vez melhor preparado e qualificado, pois não se sabe a priori os vários desdobramentos que as ocorrências  podem  apresentar, como no caso abordado.

Texto: SGT BM CARLA
Foto: Bombeiros Militar Guajará-Mirim SUB-IND