CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE RONDÔNIA

Entrega da Aeronave Grand Caravan ao CBMRO

 

No dia 27 de dezembro de 2018 (quinta-feira), na 2° Base Aérea Integrada de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia Legal, houve a solenidade de entrega da aeronave modelo Cessna 208 Grand Caravan EX, considerado o turboélice monomotor mais seguro do mundo.

O Avião modelo Cessna 208 “Grand Caravan EX”, é moderno e arrojado. A aeronave conta com equipamento eletrônico G1000 NXI, já embarcado para a navegação, radar e outras funções, sendo o modelo de fabricação 2018 da fabricante Cessna Aviões. O modelo da aeronave é muito utilizado pela Força Aérea Brasileira e está capacitado para operar em pistas rústicas, podendo levar até 11 pessoas.

A aeronave foi adquirida com recursos do Fundo Amazônia, que por sua vez é gerenciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este fundo tempo por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento. O avião custou R$ 12 milhões, e se constitui como último item restante do projeto “Rondônia Mais Verde”, aprovado no ano de 2012 pelo Fundo Amazônia. O Projeto total financiado (não reembolsável), no valor de R$ 15,4 milhões, permitiu que a corporação adquirisse, além da aeronave, caminhões, caminhonetes Equipamentos de Proteção Individual e diversos equipamentos de combate a incêndio florestal, aumentando significativamente a capacidade da corporação combater sinistros dessa natureza.

A aeronave terá utilização prioritária de transporte de tropa (brigadistas), na logística dos combates a incêndios florestais e monitoramento em apoio a órgãos estaduais de fiscalização ambiental. Além de ser utilizada em operações de Defesa Civil, transportes aeromédicos e de órgãos vitais, em operações conjuntas com secretarias do estado de Rondônia, entre outras missões.

A solenidade contou com a presença do então Governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, do Deputado Federal Eleito Coronel Chrisóstomo, do Deputado Estadual Dr. Neidson, e demais autoridades.

 

 

 

 

 

© 2019 Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia

Todos os Direitos Reservados